Econometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a) Para compararmos as possíveis causas para a baixa de rentabilidade do salão de cabelereiros , utilizamos para dados de comparação somente o concorrente Estudio Coan , pois atende o mesmo públicoalvo (classe A) e, portanto, é melhor para a base de comparação ao se comparar os mesmo clientes.
Primeiramente realizamos os testes de hipóteses para a variância (com nível de significançia de 5%)para todas as possíveis variáveis que poderiam influenciar a rentabilidade do salão e que foram disponíveis na base de dados, sendo elas o gasto total diário por cliente , o número de serviçosutilizados , o tempo de espera , a avaliação da infra estrutura (de 0 a 10) e por fim a avaliação da qualidade do salão( também de 0 a 10).
Para comparar a média do salão Pink de cada variável com asmédias do concorrente é preciso, antes, verificar se as variâncias são iguais ou diferentes. Após realizar o teste abaixo, chegamos a conclusão de que as variâncias são, com 95% de confiança, iguais, poisnenhum teste rejeitou a hipótese nula.
Teste de hipótese para variância
Ho (var p/var c)=1(as variâncias são iguais)
Ha(var p /var c) 1(as variâncias não são iguais)



Deste modo, podemos utilizar o caso 3 para comparar as médias.

Teste de hipótese para média
Ho µp-µc >=0 (a média do Pink é maior ou igual a do Coan)
Ha µp-µc < 0 (a média do Pink é menor que a do Coan)


A única variável que teve um teste t diferente dosoutros foi a variável tempo de espera. Para formular as hipóteses nula e alternativa neste teste, trocamos os sinais, uma vez que, diferente das outras variáveis, quanto maior a média, pior para ocabeleireiro Pink. Como queremos saber o que pode estar afetando a rentabilidade, se o tempo de espera for maior que do concorrente essa variável poderá ser uma possível causa. Neste caso, essa variável...
tracking img