Economes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economês

No nosso dia-a-dia estamos sempre lendo e ouvindo expressões e termos técnicos que nem sempre são do nosso linguajar coloquial, cotidiano. Palavras desconhecidas passam a fazer parte de nossa vida, mesmo que não saibamos o seu real significado. Simplesmente nos acostumamos com as expressões. Isto acontece quando lemos jornais e revistas, e também quando ouvimos o noticiário pelorádio ou assistimos ao telejornal. Esses termos técnicos e expressões são chamados por alguns de “economês”, pois são utilizados em assuntos ligados à economia, e também à contabilidade, administração, finanças e negócios em geral, ou seja, são considerados jargões da Economia. Vejamos alguns de uso mais freqüente e respectiva explicação para que o leigo possa entender.


Abertura de Capital:Processo pelo qual uma empresa permite que várias pessoas, físicas ou jurídicas, passem a fazer parte do seu capital, do seu quadro acionário, como acionistas, pela aquisição de partes (pedaços) do capital denominadas ações. Para isso, é necessário que a empresa seja uma Sociedade Anônima, portanto, com capital fracionado em ações, e existem ainda algumas regras e condições sob as quais a empresadeve se submeter para obter autorização para “abrir” seu capital. As ações são negociadas em Bolsa de Valores, sob rigorosa fiscalização, e compra quem quiser, desde que por intermédio de uma corretora credenciada. Existem, então, Companhias de Capital Aberto e Companhias de Capital Fechado.

Administração Direta e Indireta: A administração pública exercida pelo Poder Executivo, quer sejamunicipal, estadual ou federal, se divide em Administração Direta e Administração Indireta. A Direta é realizada pelo órgão central, principal, com suas fontes de renda e com compromissos a ele vinculados. A Indireta, por sua vez, se constitui em órgãos públicos que, mesmo vinculados e de certa forma subordinados à Administração Direta, possuem personalidade jurídica, independência administrativa,financeira e orçamentária. Para facilitar o entendimento, vamos tomar um município como exemplo. A Administração Direta congrega a Prefeitura, dirigida diretamente pelo Prefeito, e os Fundos Municipais coordenados pelos respectivos gestores e Conselhos. Normalmente, existem Fundos Municipais destinados a: Criança e Adolescente, Assistência Social, Saúde, Ensino, Meio Ambiente, Turismo, SegurançaPública, etc. A criação desses Fundos deve ser feita por Lei e de acordo com conveniência e necessidade local. A Administração Indireta, por sua vez, é formada por entidades independentes que possuem seus respectivos administradores, normalmente na qualidade de presidentes ou diretores. É como se essas entidades fossem braços da Administração Direta e podem se constituir de autarquias, fundações,empresas públicas, institutos, sociedades de economia mista, etc. Continuando com o município como exemplo, pode haver autarquia de água e esgoto, instituto de previdência dos servidores municipais, empresa pública de transportes coletivos, empresa pública de recolhimento e beneficiamento de lixo, fundação na área cultural ou educacional, etc.

Ágio: Diferença entre o preço oficial de algumacoisa (ou preço de tabela) e o que o comprador realmente paga para obtê-la. É um adicional, uma vantagem que se cobra para se dispor de algo, como um título, produtos, ações, dólares, etc, normalmente quando a procura supera a oferta. Por exemplo, se determinada coisa tem seu preço oficial em $ 1,00 e se o vendedor a vende por $ 1,05, a transação foi feita com $ 0,05 de ágio. Sobre produtos compreços tabelados a cobrança de ágio é ilegal. O contrário de Ágio é Deságio.

Alca: Sigla de Área de Livre Comércio das Américas. É uma proposta de união comercial entre 34 países das Américas que vem sendo negociada desde 1990 e que pretende ser o maior bloco econômico do planeta. Através da Alca, barreiras comerciais entre os países participantes seriam derrubadas e produtos e serviços...
tracking img