Econoia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Determinação da Renda e do produto nacional : O mercado de bens e serviços.

10.1 Introdução
Até 1930, os economistas acreditavam que as forças de mercado se encarregariam de equilibrar o fluxo econômico, conduzindo a economia automaticamente ao pleno emprego de recursos.
No entanto a crise econômica vivida pelo mundo capitalista a partir da queda da bolsa de Nova York em 1929, que redundounuma queda brutal do nível de atividade e numa elevação do desemprego e da capacidade ociosa, mostrou que o mercado sozinho não teria condições de tirar a economia dessa depressão.
A partir desse marco histórico, o economista inglês John Maynard Keynes desenvolveu suas teorias, cuja a base se assenta no pressuposto de que é necessária a intervenção do governo para regular a atividade econômicae levar a economia ao pleno emprego.
Desde então, o grande paradigma da teoria macroeconômica tem sido a questão do grau de intervenção do Estado na atividade econômica, que é provavelmente o maior divisor entre as correntes de pensamento econômico.
A contabilidade social trabalha com informações efetivas, reais que já se realizara, com esses dados são calculados os valores do produtonacional, do consumo, do investimento e dos demais agregados macroeconômicos.
10.2 Hipóteses do modelo básico
10.2.1 Economia com desemprego de recursos ( subemprego)
O modelo macroeconômico básico foi criado por Keynes a partir da crise dos anos de 1930, período em que a taxa de desemprego alcançou valores elevados não só nos Estados Unidos, mas também em todos os países da Europa Ocidental, o modelosupõe a existência de desemprego, ou seja, que a economia esteja em equilíbrio abaixo do pleno emprego.
10.2.2 Nível geral de preços constantes
Como a economia está em desemprego, não há razões para as empresas elevarem os preços de seus produtos, num eventual aumento da demanda. Ou seja, supõe-se que as empresas,quando estimuladas por um aumento de demanda por seus produtos, procurarão elevarsua produção e não os seus preços, porque estão com a capacidade ociosa.
10.2.3 Curto Prazo
O modelo básico analisa a teoria de determinação de renda no curto prazo, ou seja, analisa o papel das políticas macroeconômicas na estabilização do nível de atividade e emprego, e do nível de preços. O curto prazo é definido como o período em que pelo menos um fator de produção permanece constante.10.2.4 Oferta agregada potencial fixada a curto prazo
A oferta agregada de bens e serviços (OA) é o valor total da produção de bens e serviços finais colocados a disposição da coletividade num dado período. É o próprio produto real, ou PIB. A oferta agregada varia em função da disponibilidade de fatores de produção: mão-de-obra ( força de trabalho ou população economicamente ativa), estoque decapital e nível de tecnologia.
A oferta agregada potencial refere-se a produção máxima da economia, quando os fatores de produção estão plenamente empregados ( toda a população economicamente ativa está empregada, e não há capacidade ociosa).
10.2.5 Princípio da demanda efetiva
A demanda ou procura agregada de bens e serviços (DA) é a soma dos gastos planejados dos quatros agentesmacroeconômicos: despesas das famílias com bens de consumos (C), gastos das empresas com investimento (I), gastos do governo (G) e despesas líquidas dos setor externo (X-M).
Uma vez que a oferta agregada potencial não se altera no curto prazo, dados os estoques de fatores de produção, as alterações do nível de equilíbrio da renda e do produto nacional devem-se exclusivamente as variações da demanda agregada debens e serviços, ou em outras palavras: as flutuações da demanda agregada são as responsáveis pelas variações do produto r da renda nacional no curto prazo.
10.3 O equilíbrio macroeconômico
A renda de pleno emprego ocorre quando todos os recursos produtivos disponíveis estão empregados e a economia está produzindo com plena capacidade. A renda de equilíbrio ou renda efetiva é determinada...
tracking img