Econo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia

1-Não é possível compreender a inflação quer enquanto conceito, quer enquanto fenómeno, sem uma, ainda que breve, incursão pelo valor da moeda
Justifique.
Como a inflação tem reflexosna redução do valor da moeda e como o excesso de moeda em circulação é uma das causas da inflação há necessidade de estudar a moeda.
2-Indique os vários tipos de valor da moeda

Valor intrínseco(quecorresponde ao valor do material que nele está inscrito). Valor de coleção e Valor nominal ou facial(valor inscrito no título)

3-Afinal o que é a inflação?

A inflação é o desequilíbrio entre aprocura e a oferta que origina várias consequências, entre os quais o aumento dos preços. Para muitos autores a noção de inflação confunde-se com a consequência mais comum: o aumento dos preços. Ainflação está relacionada portanto com o aumento generalizado e contínuo dos preços.

4-Relacione a inflação com a desvalorização cambial
Enquanto a inflação é uma desvalorização interna da moeda emrelação aos bens que com ela podem ser adquiridos, a desvalorização cambial consiste numa alteração do valor da moeda nacional face às moedas estrangeiras. Estes fenómenos estão relacionados.A inflaçãointerna superior à que se verifica no exterior obriga à desvalorização da moeda nacional o que torna as exportações mais baratas e as importações mais caras.
5-Distinga os diversos tipos de inflaçãoDeslizante, quando o aumento dos preços é cerca de 3%, trotante( + de 3%) e galopante(altas taxas de inflação em que a moeda perde a qualidade de reserva de valor.
Desinflação – Período deInflação em que a taxa respetiva está a descer.
Estagflação – período de inflação associado a uma estagnação da atividade económica.
6-Indique algumas causas da inflação

·        Aumento da procura·        Aumento dos custos de produção
·        Excesso de moeda em circulação
·        expectativas dos agentes económicos
·        Financiamento do défice orçamental

7-Explique as duas vias...
tracking img