Econo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
miaCusto de oportunidades:
Uma empreendedora utilizou um amplo e bem localizado imóvel da família
para instalar um Salão de Beleza, após anos de trabalho percebeu que
os lucros mensais do negócio estavam estabilizados e rendiam
aproximadamente R$ 5 mil por mês, no entanto, caso optasse por alugar
o imóvel obteria um aluguel mensal de pelo menos R$ 8 mil, esse seria
portanto o seu custo deoportunidade, ele não aparece na contabilidade
do Salão de Beleza mais mostra a empresária qual é a melhor opção de
emprego do imóvel.

Curva de Possibilidade de Produção
A Fronteira de Possibilidades de Produção representa as quantidades máximas de produção que podem ser obtidas por uma economia dadas as tecnologias de produção existentes e as quantidades de factores de produção disponíveisnessa economia. A Fronteira de Possibilidades de Produção representa assim uma lista de combinações de escolha possível de bens numa determinada economia. A existência desta fronteira implica que quanto mais recursos utilizarmos na produção de determinado bem, menos recursos podem ser utilizados na produção de um outro.
A Fronteira de Possibilidades de Produção pode ser representada de uma formasimplificada num gráfico bidimensional em que em cada eixo é colocado um determinado bem. Neste gráfico, a Fronteira de Possibilidades de Produção é representada por uma curva que une os eixos representando as quantidades máximas que é possível produzir de cada bem tendo em conta a quantidade produzida do outro; quando se está sobre esta fronteira, diz-se que a economia está numa situaçãode eficiência produtiva. Os pontos no exterior dessa curva representam combinações de produção impraticáveis ou impossíveis de atingir. Ao invés, os pontos no interior da curva indicam que a economia não está a produzir eficientemente (o que pode acontecer, por exemplo, em períodos de desemprego elevado durante as flutuações cíclicas da economia).
Um sítio com um tamanho fixo, uma base de instalações,insumos agrícolas e um número fixo de trabalhadores.
Exemplos:
Como a análise concomitante de tais problemas é bastante complicada, vamos supor que, nesse sítio, os ruralistas estão concentrados em produzir dois tipos de bens: Feijao Guandú e Milho.
Se o ruralista utilizar toda a terra para cultivar milho, não haverá área disponível para o plantio de Guandú. Por outro lado, se ele quiser se dedicarsomente à cultura de Guandú, utilizando-se de todo o sítio para este fim, não poderá plantar milho.
Existirão, é claro, alternativas intermediárias, como a utilização de parte das terras para o plantio de Guandú, ficando a fração restante para a cultura de milho. As várias possibilidades de produção podem ser ilustradas através de um exemplo numérico.-------------------------------------------------
Possibilidades Guandú(kg) Milho (kg)
-------------------------------------------------
A 0 8000
-------------------------------------------------
B 1500 7000
-------------------------------------------------
C 2500 6000-------------------------------------------------
D 3500 5500
-------------------------------------------------
E 4500 3500
-------------------------------------------------
F 5500 0
Casos de conceito de Custo de Oportunidade

Exemplo: se uma empresa optar por aquisição de uma máquina, o custo deoportunidade seria o quanto ela deixou de ganhar se tivesse aplicado seus recursos em outra forma de investimentos mais rentáveis. Geralmente, essa análise comparativa sobre os benefícios não e muito fácil, pois as aplicações envolvem graus de riscos diferentes.
Outro exemplo e aplicar os investimentos com risco zero que neste caso seria caderneta de poupança, ou títulos do governo federal. Na...
tracking img