Econômia política

Páginas: 3 (643 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

DISCIPLINA ECONOMIA APLICADA AO DIREITO

CURSO DE DIREITO

Carla Freitas

Raquel Maria Cupertino

RESUMO “SERÁ PARA VALER?”

Salvador

2011

CarlaFreitas

Raquel Maria Cupertino

RESUMO “SERÁ PARA VALER”

Trabalho apresentado à Disciplina de Economia Aplicada ao Direito do Curso de Direito da UniversidadeSalgado de Oliveira – UNIVERSO.

Prof. Eduardo Seixas.

Salvador

2011

A nova Presidente Dilma Rousseff, percebendo algo inevitável no reino dos gastos públicos,determinou em sua primeira reunião com todos os ministérios que a equipe apresentasse propostas para cortar despesas.
O uso mais eficiente do dinheiro público veio à tona em um momento que o Brasilestá na eminência de iniciar novo ciclo de elevação da taxa de juros¹.
O discurso dos membros do governo que sempre defenderam os gastos públicos, de que agora haverá esforço de redução, foiinterpretado como tentativa de convencer o Comitê de Política Monetária².

Já é sabido entre todos os aumentos das despesas federias no período do governo Lula, no ano passado, mesmo com a atividade econômicaaquecida, parte dos estímulos de gastos foi mantida para impressionar a campanha de Dilma e com outros fatores, como o aumento dos preços globais de commodities³ jogou mais lenha na fogueira dainflação.

Os gastos cresceram tanto que o superávit primário (Receitas superiores às despesas), a economia feita pela União para pagar os juros da dívida pública e que se manteve acima dos 3% do PIB (valoragregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico do país) nos seis primeiros anos da era Lula, caiu para 1,25% em 2010.

O governo promete o ajuste, no qual seespecula um valor entre 30 bilhões e 40 bilhões de reais. Se o corte for concretizado, será o maior reajuste nas contas públicas desde 2003.

A questão é crônica, e esta na raiz de um processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Economia Politica
  • Economia Politica
  • Economia política
  • Economia politica
  • Economia politica
  • Economia Política
  • economia e politica
  • Economia política

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!