Ecomnomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INGLÊS

INGLÊS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Qualquer porção de linguagem, seja ela falada, escrita, gesticulada, desenhada etc, pode ser considerada texto. Assim, um texto pode constituir-se de uma frase, uma palavra, um sinal, uma imagem, ou alguma porção maior e mais longa como um romance ou uma novela. Por isso, a comunicação não envolve somente a linguagem verbal, como na escrita e nafala, mas também envolve a linguagem não-verbal. Este tipo de linguagem se desenvolve de maneira complexa na sociedade contemporânea e relaciona-se com outras linguagens como a moda, os gestos, a arte, os sinais, etc. A linguagem verbal é a da palavra articulada nas formas oral ou escrita. As outras todas são não-verbais: linguagens que se valem dos sons, como a música, as visuais, e assim por diante.Há também as linguagens que são múltiplas, como, por exemplo, o teatro, a televisão, o cinema, que são visuais, sonoras, envolvendo a visão, a audição e o movimento. O homem se comunica de várias maneiras. Nem sempre é necessário transmitir uma mensagem pela linguagem verbal. Por exemplo: para atravessarmos uma rua há um sinal vermelho que transmite uma informação a todos ao redor. Muitas dasvezes não está escrito “Páre” como indicação em lugar algum, há somente o sinal vermelho, e ele é uma linguagem que nos diz para pararmos. Algo que diferencia as linguagens verbal e não-verbal é o meio onde cada uma é veiculada. Normalmente nós usamos mais de uma linguagem ao mesmo tempo. Por exemplo: escrevemos um texto, colocamos um gráfico, uma foto nos apoiando também na linguagem visual.Dependendo da intenção da mensagem, do contexto, das pessoas que estão envolvidas, da participação de cada um na comunicação para que certo tipo de linguagem seja mais eficiente que o outro, ou para que um conjunto deles promova um melhor acerto na interação. Tem-se a impressão de que a sociedade atual como um todo tem valorizado muito o visual. Vivemos em uma sociedade de imagem, alavancada, talvez,pela publicidade, pela sociedade de consumo. A sociedade de consumo é fortemente guiada pelo visual. Não é uma questão de ser bom ou ruim, apenas é assim que está ocorrendo na sociedade. Outro fato importante é o de que a sociedade ocidental é altamente alfabetizada. Tudo tem que acontecer via papel escrito e inúmeras vezes assinado embaixo. Por isso, um tipo de linguagem que tem sido extremamentevalorizada também é a verbal escrita. É preciso saber interpretar as mensagens e informações visíveis e audíveis, mas também aquelas que são transmitidas de forma subliminar, de formas indiretas, não tão claramente perceptíveis. Lembre-se de filmes mudos, desenhos, caricaturas, sinais, cores, objetos, estilos de roupas, símbolos, movimentos corporais, gestos de um regente de orquestra ou de um juizde futebol, etc. Estas e muitas outras formas de comunicação nãoverbal podem ser utilizadas e exploradas na sociedade. Veja abaixo no exemplo como os ouvintes de uma palestra aprenderam muito bem a se comunicar de maneira não-verbal:
1

Observemos, agora, quantos tipos diferentes de sentimentos é possível transmitir a alguém sem que se utilize de palavras escritas ou faladas:

Identifique, apartir daí, o quê a personagem do cartum abaixo deseja de seu colega neste exato momento e quais os sentimentos que os dois estão sentindo:

Aprendemos consequentemente, que há inúmeras e diferentes fontes de informação para o leitor que tem uma boa percepção das coisas. Além da simples leitura e interpretação das palavras que estão impressas diante de nós em um livro, podemos nos valer deoutros elementos tão eficientes quanto as palavras para comunicar e extrair sentidos. ? ! , ; 4 / A a % = @ + “. Símbolos, cores, formatos, fotos, desenhos, tamanhos de letras utilizados, estilos de letras escolhidos, elementos de pontuação, algarismos, etc, ajudam-nos a desvendar muitas minúcias do conteúdo de um texto.

Didatismo e Conhecimento

INGLÊS
Esses elementos são conhecidos como...
tracking img