Ecomerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E-COMMERCE:


Um estudo de caso sobre o mix de marketing envolvendo as tendências do comércio eletrônico.



ERICKSEN GALVÃO DE ABREU[1]
.


RESUMO



Atualmente, o comércio eletrônico registrou grandes avanços em virtude de um maior número de pessoas com acesso à internet, proporcionando melhores oportunidades de investimento neste novo mercado, o mercado on-line. A partirdeste princípio, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as ações mercadológicas referentes ao e-commerce na empresa CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), que tem por meta transformar a internet em um novo canal de vendas de seus produtos e serviços, reduzindo custos, incrementando receita e conseqüentemente, posicionando-se nesse novo mercado. Para tanto, foifeita uma entrevista com os responsáveis pelo e-commerce na empresa CTBC e os resultados mostram que as ações mercadológicas e a forma de atuação neste novo mercado condizem com as explanações constantes no estudo teórico deste artigo.

Palavras-chave: Comércio Eletrônico, Marketing, Mix de Marketing.


1- Introdução

A internet ocupa um espaço vital como fonte de informações, emdecorrência da proliferação de mensagens via correio eletrônico, jornais e revistas eletrônicas que dispõem de uma comodidade de acesso muito grande.
No que tange ao campo dos negócios, a internet vem avançando de forma revolucionária, produzindo uma mudança radical no significado da informação. Porém é por meio do comércio eletrônico que surgem as maiores promessas e acontecimentos no que dizrespeito ao impacto, com relação aos efeitos percebidos interferindo na cadeia de valores, mediante descarte de intermediários e geração de economias de escala.
O objetivo a ser alcançado no término deste trabalho é identificação das oportunidades de atuação neste novo mercado, das possibilidades de diferentes tipos de ofertas ao consumidor, da flexibilidade dos processos e dinamicidade daferramenta a disposição da organização.
Com base nesse princípio, este artigo foi desenvolvido com o intuito de analisar a ação mercadológica da CTBC na perspectiva do comércio eletrônico. Sendo assim, na busca de atingir o objetivo proposto, serão analisadas visões de diversos autores sobre o tema comércio eletrônico. Para isso, foi desenvolvido um estudo teórico que, conforme Cervo e Bervian (2002)visam explicar um determinado assunto por meio de referências teóricas publicadas em documentos. Além disso, foram utilizadas fontes secundárias, como artigos, revistas eletrônicas, livros de marketing sobre comércio eletrônico e composto mercadológico.
A fim de possibilitar a análise da teoria aplicada à prática, foi elaborado um estudo de caso que, segundo Yin (2001), se trata darealização de uma pesquisa aprofundada sobre determinado grupo ou comunidade, preservando suas principais características. Relacionado a definição acima, este estudo de caso foi realizado na empresa CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central), por meio de uma entrevista pessoal, que, segundo Lakatos e Marconi (2001), trata-se de uma conversa entre duas pessoas, cujo objetivo principal é que umadelas colete informações sobre determinado assunto. Tal entrevista foi realizada com a Gerente do Canal Loja Virtual Viviane Lúcio Barcelos Melazo, mediante um roteiro de entrevista.
A estrutura do artigo está subdividida em cinco partes. Primeiramente far-se-á a introdução do estudo, em seguida, será trabalhado um estudo teórico, explanando os conceitos e discussões a respeito do temaE-commerce. Após essa etapa, serão evidenciadas as ponderações relacionadas com o estudo de caso realizado na empresa CTBC e, também, a análise deste. Por fim, serão apresentadas as considerações finais.




2- Desenvolvimento
2.1 – Internet como meio de comunicação

O nascimento da Internet aconteceu quase que por acaso, por volta de 1969. Foi desenvolvida nos tempos remotos da...
tracking img