Ecomercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOMARKETING

INTRODUÇÃO

O termo marketing verde, ecológico ou ambiental, surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Após esse evento o Marketing Ecológico foi assim definido : “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação àpoluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.” Posteriormente, o marketing ambiental também foi discutido por Kotler que o definiu como sendo : “(...) um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente”. Polonsky, autor de várias obras sobre o tema, propõe um conceito para o marketingverde, que ele próprio considera como sendo o conceito mais abrangente: “Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente”.

O “Ecomarketing”trata-se de uma ferramenta capaz de projetar e sustentar a imagem de uma empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado. É uma verdadeira e ampla adoção de políticas ambientais que vão do início, desde a coleta da matéria prima até sua disposição; é a compreensão gerencial ampla,dotada de métodos abrangentes e envolventes. Compreende a área de recursos humanos, ciência e tecnologia, educação, tudo enfim que estiver envolvido com a produção ou a prestação de serviços.


Também conhecido como Marketing Verde, Ecologicamente Correto ou EcoMarketing. Extrapola a mera publicidade ou propaganda, divulgação dos produtos ou serviços oferecidos por empresas que queremveicular na mídia e no meio profissional ou para o consumidor a ampliação de métodos ambientalmente corretos aplicados ao seu gerenciamento interno ou na produção ou prestação de serviços.


O mercado está cada vez mais competitivo e as empresas precisam buscar um diferencial para assegurar sua participação. Por isso é necessária a adoção de estratégias e estar em sintonia com as tendênciasque o mercado venha apresentar.


O Marketing tem como uma das suas finalidades a propagação de informações e o estimulo das necessidades humanas, está utilizando as questões ambientais para conquistar um lugar no mercado, criando ferramentas tais como o “Ecomarketing”. Porém, para que haja sucesso em sua totalidade, a empresa que adota essa nova política deve levar essa mudança com rigor,adaptando-se e conscientizando os consumidores das ações benéficas que estão praticando quando adquirirem um produto ecológico.




O Marketing passa a maximizar o lado social da empresa em busca de interesses comuns empresa x consumidor. È importante contribuir para o crescimento da consciência preservacionista, de modo a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos através da proteçãodo meio ambiente dentro da sua organização através do “Desenvolvimento Sustentável”.


Tendências do Mercado Atual – O ECOMERCADO

Marketing é a função fundamental da empresa voltada para a identificação das necessidades, carências e valores de um mercado-alvo, visando a sua satisfação com rapidez, qualidade e eficiência.


O Mercado Verde ainda é jovem. Portanto apresentacaracterísticas diferenciadas em relação aos mercados maduros:
Mercado Jovem: Baixa concorrência, alto investimento de penetração (construção da cultura de consumo), baixo volume de consumo, faturamento baixo.
Mercado Maduro: Alta concorrência, investimentos de manutenção de imagem, alto volume de consumo, faturamento Alto.


No caso do Marketing Verde, trata-se de um nicho (pequeno...
tracking img