ECOLOGICAMENTE CORRETO, ECONOMICAMENTE VIÁVEL, SOCIALMENTE JUSTO E CULTURALMENTE ACEITO.

963 palavras 4 páginas
ECOLOGICAMENTE CORRETO, ECONOMICAMENTE VIÁVEL,
SOCIALMENTE JUSTO E CULTURALMENTE ACEITO.

Liamara Ana Citadin Bergamin
Tatiane Braccini

Na arquitetura assuntos relacionados à preocupação com a preservação ambiental e a sustentabilidade, esta se destacando a busca por melhorias, substituição de matérias esgotáveis por matérias renováveis, entre outros meios ecologicamente corretos. Assim, surge à preocupação da criação de uma obra sustentável, e isto é possível se esta for projetada e executada de uma forma apropriada.
A sustentabilidade esta em alta, cada vez mais pessoas vem se preocupando com o meio ambiente, buscando assim, alternativas para diminuir o impacto ambiental. Ela esta vinculada com a durabilidade. Durabilidade nada mais seria que “uma medida da vida do produto. Tecnicamente, durabilidade pode ser definida como o quanto um produto pode ser usado antes de se deteriorar materialmente.” (USP, 2005). O arquiteto deve levar em consideração a composição do material além das características do ambiente em que sua obra será construída, pois a durabilidade de um artefato esta relacionada com os fatores climáticos.
De acordo com Praschalk, 2008 “Tudo depende do clima da região e da própria implantação do edifício; se vai ser possível abrir janelas e deixar que a ventilação cumpra, pelo menos parcialmente, a função do ar-condicionado”.
Mesmo com a preocupação com o meio ambiente todos preferem um empreendimento economicamente viável, contudo o investimento inicial tem um custo elevado o que dificulta a adesão de obras sustentáveis. O que poucos levam em conta, são os benefícios a longo prazo que estas obras trazem.

"As fases de planejamento e projeto no modelo sustentável são mais demoradas e custosas, mas vão trazer economias de recursos, tempo e dinheiro nas fases de construção, uso e manutenção da edificação (ciclo de vida da edificação),
(LICHTENBERG, apud FIGUEIROLA, 2008)."

O arquiteto pode utilizar diversos métodos para

Relacionados