A obtenção de lucros também exige a combinação adequada dos ingredientes para compor dietas balanceadas nutricionalmente, para cada fase de produção, visando atender as exigências nutricionais específicas. Em termos médios, em uma granja estabilizada de ciclo completo, para cada porca do plantel produzindo 20 leitões ao ano,terminados até os 105 kg de peso de abate, é necessário dispor de 7.000 kg de ração com um gasto médio de 240 kg de núcleo, 5.260 kg de milho e 1.500 kg de farelo de soja. Ainda, considerando uma relação média de 2,8 litros de água potável ingerida para cada kg de ração consumida, estima-se um gasto anual de 19,6 mil litros de água potável para cada porca e sua produção.
A aplicação dosconhecimentos de nutrição deve contribuir para a preservação do ambiente e isto significa que o balanceamento das rações deve atender estritamente as exigências nutricionais nas diferentes fases de produção. O excesso de nutrientes nas rações é um dos maiores causadores de poluição do ambiente, portanto, atenção especial deve ser dada aos ingredientes, buscando-se aqueles que apresentam altadigestibilidade e disponibilidade dos nutrientes e que sejam processados adequadamente, em especial quanto a granulometria (Referência n° 37)[->0]. Em complementação a mistura dos componentes da ração deve ser uniforme e o arraçoamento dos suínos deve seguir boas práticas que evitem ao máximo o desperdício.
Através da nutrição e do manejo da alimentação e da água devem ser atendidas as necessidades básicasdos animais em termos de saciedade da fome e da sede, sem causar deficiências nutricionais clínicas ou subclínicas e sem provocar intoxicações crônicas ou agudas, aumentando a resistência às doenças. Os animais não devem ser expostos, via alimentação e água, a produtos químicos ou agentes biológicos que sejam prejudiciais para a produção e reprodução. No contexto do bem estar animal, a nutriçãodeve assegurar o aporte adequado de nutrientes para a manutenção normal da gestação, para a ocorrência de partos normais e para uma produção adequada de leite que garanta um desenvolvimento normal dos leitões durante o período de lactação.
Água
Ingredientes para rações
Alimentos essencialmente energéticos
Alimentos energéticos também fornecedores de proteína
Alimentos energéticos com médio aalto teor de fibra
Alimentos fibrosos com baixa concentração de energia e médio teor de proteína
Alimentos fibrosos com baixa concentração em proteína
Alimentos protéicos com alto teor de energia
Alimentos protéicos com alto teor de minerais
Alimentos exclusivamente fornecedores de minerais
Avaliação dos alimentos
Preparo das rações
Formulação das rações
Pesagem dos ingredientes
Além daprodutividade e competitividade econômica, qualquer sistema de produção deve primar pela proteção ambiental, não somente pela exigência legal, mas também por proporcionar maior qualidade de vida a população rural e urbana.
Com relação a proteção ambiental o produtor deve implantar um sistema de gestão ambiental integrado contemplando as seguintes etapas:
Avaliação dos riscos de impacto...