Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Luz: fonte primária de energia
• Absorvida e assimilada pela fotossíntese. • Nem toda a luz é usada desta maneira.

CFCs→ destroem o ozônio da atmosfera superior.

Antártida: 31milhões de Km2afetados

Infravermelho

Esse efeito de aquecimento → Efeito Estufa → beneficia a vida → manter as temperaturas na Terra dentro de um intervalo de variação favorável.

Adição de CO2 naatmosfera (eliminar florestas e queimar combustíveis fósseis – CH4) → intensificou o efeito estufa e a superfície da Terra → está mais quente. AQUECIMENTO GLOBAL

Intensidade luminosa

• Medida em W/m2→ superfície plana acima da atmosfera terrestre voltada para a Sol → 1.400 W por m2 → 342 W/m 2

-períodos noturnos sem luz; -baixa incidência de luz cedo e tarde; -absorção pela atmosfera ereflexão pelas nuvens→ diminuem a intensidade de luz na superfície terrestre.

O ambiente térmico proporciona diversas vias de ganho e perda de calor → balanço de calor → SUSTENTABILIDADE

• Radiaçãosolar é emissão de energia eletromagnética ou absorção dela pela água, solo, plantas e animais e convertida em calor. • Se a temperatura do ambiente é maior que a do organismo, este ganha calor evice-versa.

A condução é a transferência da energia cinética do calor entre substâncias em contato uma com a outra. Um organismo pode tanto ganhar como perder calor por Condução, dependendo doambiente.

A convecção é o movimento de calor em líquidos e gases em temperaturas diferentes através do contato.

Num dia frio, o movimento do ar faz com que você sinta tanto frio quanto sentiria num diaainda mais frio mas sem vento. Ex: vento a 32 km/h a -7°C é equivalente ao resfriamento do ar parado a -23°C.

Solo
É a camada de material alterado física, química e biologicamente que recobrerochas e outros materiais inalterados na superfície terrestre.

Composição: minerais da rocha matriz (45%), ar (25%), água (25%), componente orgânico (5%): raízes de plantas, microrganismos e...
tracking img