Ecologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento e sustentabilidade
Autores professora Dra Cecilia M. Villas Bôas de Almeida
Prof Dra Biagio S. Giannetti, Prof Dra Silvia H. Bonila

http://www.simbiotica.org/impacto.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/o-crescimento-populacional-no-mundo.htm
O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno éconsequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes). Quando a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, temos um crescimento vegetativo positivo, caso contrário, a taxa é negativa.
Somente no final do século XVII e início do século XVIII, o crescimento populacional no mundo se intensificou, visto que antes desseperíodo a expectativa de vida era muito baixa, fato que elevava as taxas de mortalidade. Em 1930, a Terra era habitadas por cerca de 2 bilhões de pessoas e, em 1960, esse número atingiu a marca de 3 bilhões, com média de crescimento populacional de 2% ao ano. Durante a década de 1980, a população mundial ultrapassou a marca de 5 bilhões de pessoas.
Atualmente, a taxa de crescimento populacionalmundial, inferior a 1,2% ao ano, está em constante declínio. Porém, a expectativa de vida está em ascensão em virtude dos avanços na medicina,saneamento ambiental, maiores preocupações com a saúde, entre outros fatores. Sendo assim, o número de habitantes no mundo continua aumentando.
De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), apopulação mundial é de6,908 bilhões de habitantes. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o contingente populacional do planeta atingirá a marca de 9 bilhões de habitantes em 2050, ou seja, um acréscimo de aproximadamente 2,1 milhões de habitantes, sendo a taxa de crescimento de 0,33% ao ano.
É importante ressaltar que o aumento populacional ocorre de forma distinta conforme cada continente doplaneta. A África, por exemplo, registra crescimento populacional de 2,3% ao ano. A Europa, por sua vez, apresenta taxa de 0,1% ao ano. América e Ásia possuem taxa de 1,1% ao ano e a Oceania, 1,3% ao ano.
São aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas no mundo atualmente e, segundo previsões, ultrapassaremos a marca dos 7 bilhões a partir de 2012, se estabilizando por volta dos 10 bilhões, dizem algunsdemógrafos.
Alguns números quando apresentados sempre são surpreendentes, especialmente pelo intervalo de tempo para cada fenômeno acontecer. Vamos a eles: até o início da era Cristã, a população no mundo era de 250 milhões; em 1750 ela tinha dobrado alcançando 550 milhões – agora os números que mais causam surpresa. Em 1850 esse número alcançou 1,1 bilhão de pessoas (dobrou em apenas 1 século) ealcançou os 3 bilhões em 1965 (triplicou em um pouco mais de 1 século) e, hoje, após 5 décadas dobrou novamente, alcançando os mais de 6 bilhões.
Mas qual ligação entre crescimento populacional e esse blog que trata sobre questões ambientais, conscientização acerca dos problemas atuais e outra coisas? Pensei em tratar primeiramente desse tema para tentar contribuir na relação crescimento demográficoX impactos ambientais, um tema bastante polêmico na atualidade e que, a meu ver, vem sendo tratado com uma carregada carga. Esse surpreendente crescimento no período moderno é apontado como um dos principais causadores da pobreza e dos impactos ambientais, já que cada ser humano consome e destrói cada vez mais a natureza de forma “irracional”. Aí está o problema.
O desenvolvimento capitalista édesigual e contraditório em sua essência, assim, não se pode homogeneizar (como é feito) esse crescimento demográfico. O ritmo dele é bastante diferenciado entre os países centrais, periféricos e semi-periféricos (como o Brasil, Argentina, China, África do Sul, etc.), este ritmo é muito mais acelerado nos dois últimos, e são lá que se concentram o maior número de pessoas. A grande maioria...
tracking img