Ecologia industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Sustentável

Ecologia Industrial
O desenvolvimento de um projeto se dá sob determinados fundamentos técnicos e teóricos e busca atingir objetivos e soluções, que devem obrigatoriamente atender a requisitos estabelecidos. Os fundamentos de um projeto Sustentável provêm da ecologia e dos seus derivados: a ecologia industrial e a ecoeficiência que geram os métodos para oplanejamento, busca e avaliação da solução.

Ecologia Industrial
ECOLOGIA O termo Ecologia foi criado pelo biólogo alemão Ernest Haeckel, em 1866, a partir da junção das palavras gregas Oikos + Logos [gerando ecologia (estudo da casa), que é definido pelo dicionário Global da Língua Portuguesa como “ciência que estuda as relações entre os seres vivos com seu ambiente natural, bem como de suasinfluências recíprocas”] para nomear uma disciplina científica cuja função era estudar as relações entre as espécies animais e seu ambiente orgânico e inorgânico.

Ecologia Industrial
Contudo, o pensamento ecológico sofreu um profundo processo de evolução e transformação desde aquela época, e o conceito de Ecologia adotado nos dias de hoje é muito mais abrangente, englobando além de fatores biológicos,aspectos sociais e políticos (LAGO, PÁDUA, 1984). A palavra grega oikos, com o sentido de casa gerou algumas outras palavras muito importantes para o mundo atual: Oiko+nomia, gerou economia (manejo da casa) que é definida pelo dicionário Global da Língua Portuguesa como sendo a “ciência que se ocupa da produção, distribuição e consumo de bens materiais”. Oiko+umenikos, gerou ecumênico (do mundointeiro) que é definido pelo dicionário Global da Língua Portuguesa como “relativo a toda terra habitada”.

Ecologia Industrial
Pelas definições acima se deduz que ecologia e economia deveriam ser disciplinas companheiras (ODUM, 1988), mas a história mostra que as chamadas nações industrializadas conseguiram o seu crescimento, desvinculando a humanidade da natureza, explorando esta como se osrecursos produzidos por ela fossem inexauríveis. Entretanto o Homem depende do ambiente natural (ontem, hoje e sempre) e não apenas para energia e materiais, mas também para os processos da vida como respiração (ar) e alimentação (alimentos e água).

Ecologia Industrial
O que a ecologia afirma é que as leis básicas da natureza não mudam apenas as relações quantitativas, mudam à medida que osconsumos pelo homem de quantidades cada vez maiores de energia e insumos vêm alterando o ambiente. Em conseqüência, a nossa sobrevivência depende do conhecimento e da ação (inteligente) para manter e melhorar o equilíbrio ambiental, por meio de tecnologias pertinentes, conformes e não prejudiciais.

Ecologia Industrial
Em qualquer sistema natural, matéria e energia não se criam nem se destroem.Isto é explicado por duas leis físicas: a lei de conservação da massa e lei da conservação da energia (primeira lei da termodinâmica), e complementando também se sabe que devido à segunda lei da termodinâmica a qualidade da energia se degrada do nível de maior qualidade para um nível de menor qualidade (BRAGA et al, 2005).

Ecologia Industrial
Considerando-se a lei de conservação da massa, aqual afirma que em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria ou se elimina matéria, apenas é possível transformála de uma forma em outra, fica então evidenciado, um dos grandes problemas que se enfrenta: “O fato de não ser possível consumir a matéria até sua aniquilação implica a geração de resíduos em todas as atividades dos seres vivos, resíduos esses indesejáveis, a quem os eliminou,mas que podem ser reincorporados ao meio, para serem posteriormente reutilizados. Esse processo denomina-se reciclagem...” (BRAGA et al, 2005 – pág. 7).

Ecologia Industrial
Já o conceito de energia, usado pelo físico inglês Young, em 1807, e é definido como a capacidade de realizar trabalho. O trabalho é igual ao deslocamento de uma massa por certa distância através do emprego de uma força,...
tracking img