Ecologia geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECOLOGIA GERAL

HISTÓRICO

As raízes da ecologia levam-nos aos estudos ligados ã história natural, algo, que, em essência é tão antigo quanto o homem.
O homem das cavernas já percebia o problema da contaminação atmosférica, pois a partir do momento em que começou o fogo, o indivíduo que utilizava os materiais úmidos ou inadequados à combustão , era castigado por seus companheiros,devido a fumaça e odores que provocava no interior da caverna.
Os egípcios e babilônios aplicaram métodos ecológicos para combater as pragas que assolavam suas culturas no vale do rio Nilo o que também ocorreu na Mesopotâmia.
Na antiga Grécia, os curtumes com seus gases de cheiro desagradável, só podiam ser construídos após autorização especial. As fundições de prata eram obrigadas apossuir chaminés altas para distribuir melhor na atmosfera os gases tóxicos (SO2).
Na antiga Roma as atividades de matadouros, curtumes, fabricantes de azeite e lavanderias, por decreto eram permitidas somente além do rio Tibre. Os fornos de fabricantes de vidro que produziam contaminação com HF podiam ser levantados em áreas restritas.
Na Idade Média com o aparecimento dasconcentrações urbanas nos “burgos” os problemas ecológicos se avolumaram, embora localizados.
A ecologia como ciência, embora já na antiga Grécia tenham sido produzidas obras com características ecológicas, começam a surgir após a idade média, quando reinou o obscurantismo, como ciência.
1978 – Malthus determinou que as populações podem crescer em ritmo exponencial (modelo densidade-dependente)enquanto os recursos de que necessitam crescem em ritmo aritmético.
1838 – Verhulst derivou a curva logística do crescimento populacional (modelo densidade dependente).
1843 – Farr descobriu a relação existente entre a taxa de mortalidade e a densidade de uma população.

1866 - Surge a palavra ECOLOGIA oikos = significa casa.
Usada pelo biólogo alemão HAECKEL na obra"Generelle" .
Morfhologie der Organismen, esta palavra significa literalmente a Ciência do Habitat.
Na realidade uma série de trabalhos que se multiplicaram a partir de 1850 dão início a ecologia, embora com outros títulos com o livro de Schimper, Fitogeografia em base fisiológica (1898) nada mais fossem do que tratados sobre ecologia.
1930 - Somente na década dos 30é que a ecologia passoua ter realmente um grande desenvolvimento como ciência, embora já no nosso século, em seu princípio surgissem obras de ecologia propriamente ditas, e esta tivesse inicialmente o seu desenvolvimento.

HISTÓRICO DA ECOLOGIA VEGETAL NO BRASIL


1892 - Warming em seu livro LAGOA SANTA sobre a localidade do mesmo nome publicou um livro, posteriormente traduzido do Dinamarquês para o Português.(1908).
1934 - Felix Rawitscher, organizou o departamento de botânica da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP ( alemão) dando início aos estudos de Fitoecologia em 1942surgem:
1942 - A primeira obra PROBLEMAS DE FITOECOLOGIA COM CONSIDERAÇOES ESPECIAIS SOBRE O BRASIL MERIDIONAL, seguido brilhantemente por Guimarães Ferri, cujas obras sobre o cerrado são de nosso conhecimento.No Rio Grande do Sul um dos Primeiros a atuar em Fitoecologia é Albano Backes que em 1973 publicou sua tese de mestrado no Departamento de Botânica do Instituto de Biociência da USP " Contribuição ao Conhecimento da Ecologia da Mata de Araucária" versando sobre esta no Rio Grande do Sul.


DEFINIÇÃO
Ecologia - oikos- casa g. (morada)
É a ciência que estuda as condições deexistência dos seres vivos, e as interações, de qualquer natureza, existentes entre os seres vivos e seu meio.
" é a ciência que estuda o ambiente e aquele que vive no ambiente."
Ambiente - tudo aquilo que cerca o indivíduo no seu local.
INTRODUÇÃO
O Brasil em relação aos países mais desenvolvidos, em ecologia, apresenta uma série de problemas, o primeiro é de apresentar um grande número de...
tracking img