Ecologia do manguezais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Potencialidades Econômicas
Importância dos manguezais
Os manguezais constituem um dos ecossistemas mais produtivos do mundo. Sua importância para humanidade como fonte de alimentos, remédios, material de construção, curtume, combustível e outros, é reconhecida de longo prazo.

Figura 1. Caranguejos e outros animais da fauna do mangue servem de alimentação e de sustento de famíliasribeirinhas.

Figura . Cascas das espécies dos manguezais importantes para os curtumes.

Figura . As principais refinarias do Brasil, indicadas pelos pontos vermelhos, estão situadas próximas a manguezais (áreas em amarelo no mapa, ao longo da costa).
Importância biológica dos manguezais
* Desempenha importante papel como exportador de matéria orgânica para o estuário, contribuindo paraprodutividade primária na zona costeira.
* É no mangue que peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico.
* Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.
* Sua manutenção é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras quevivem em seu entorno.
* A vegetação de mangue serve para fixar as terras, impedindo assim a erosão e ao mesmo tempo estabilizando a costa.
* As raízes do mangue funcionam como filtros na retenção dos sedimentos.
* Constitui importante banco genético para a recuperação de áreas degradadas
As pesquisas e estudos relacionados ao mangue se mostram necessários não só para preservar umambiente vital e como visto acima de grande importância biológica que interfere em diversos ecossistemas, mas também atividades econômicas presentes nessa área:
* Pesca esportiva e de subsistência, evitando a sobrepesca, a pesca de pós - larva, juvenis e de fêmeas ovadas.
* Cultivo de ostras.
* Cultivo de plantas ornamentais (orquídeas e bromélias).
* Criação de abelhas para a produçãode mel.
* Desenvolvimento de atividades turísticas, recreativas, educacionais e pesquisa cientifica.
Devido sua grande importância econômica e ambiental é necessário aumento de pesquisas para elencar um maior numero de informações e assim nos permitir traçar planos sustentáveis para evitar ações como Aterro e Desmatamento, Queimadas, Deposição de lixo, Lançamento de esgoto, Lançamentos deefluentes industriais, Dragagens, Construções de marinas, Pesca predatória entre outros que resultam em impactos ambientais gravíssimos.

Importância das restingas
Ornamental e Paisagística - não é preciso dizer sobre o fascínio pelas praias e dunas, mas é preciso falar do valor visual da vegetação que apresenta espécies muito interessantes e mais: são adaptadas às condições costeiras, rústicase resistentes.
Além das belas paisagens que nos presenteia com imagens maravilhosas a exploração turística de praias e dunas áreas de restinga são extremamente importantes e de grande valor comercial a movimentação turística movimenta a economia.

Figura . Dunas e praias que são belas paisagens.

A importância industrial, as matas secas e as paludosas das restingas serviram por longotempo aos propósitos humanos, até quase desaparecerem. As matas de restinga serviram na produção de lenha e carvão, de engenhos de açucar, ou mesmo de padarias, olarias, etc. A Caixeta (Tabebuia cassinoides) durante anos foi explorada para ser usada na fabricação de tamancos, caixotes e num uso mais nobre: na fabricação de lápis, chegando a ser exportada por sua qualidade superior. Das matas paludosastambém retirou-se a Jacareúba (Calophyllum brasiliensis), para servir no fabricação de mastros de naus coloniais, postes e de jangadas. Do Algodoeiro-da-praia (Hybiscus pernambucensis) muita corda e sacaria já foi feita.
Pesquisas aqui e fora do país vêm revelando, ou comprovando o que diz tradição popular, o valor medicinal de várias espécies das restingas, por exemplo, as clusias, o sumaré,...
tracking img