Ecologia do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagens da Ecologia Humana

Noções Antropológicas:
A Antropologia é a ciência que estuda o homem em sociedade, as culturas humanas, os comportamentos e costumes sociais; enfim, a principal característica da Antropologia é o interesse pela diversidade de modos de viver da humanidade. Antropólogos estudam todas as variabilidades humanas naturais (bem como patológica) em todo o mundo, tanto nopresente e como no passado. Neste último sentido, a antropologia pode razoavelmente ser definida como o estudo da história natural da espécie humana.

Cultura
Um conceito importante para compreender o comportamento humano em nível de população é a cultura, que é o conjunto de entendimentos e comportamentos aprendidos que são compartilhados pelas pessoas em uma sociedade. Cultura é um conjunto deregras para um bom convívio, o que inclui o comportamento de um grupo, valores, linguagem e tecnologia. Cultura é aquilo que é aprendido em oposição ao que é herdada pela genética, e ele é passado de geração em geração através de processos de socialização. Alguns antropólogos veem a cultura como uma adaptação humana única, diferente em espécie, bem como grau do comportamento social de outrasespécies. Esta noção de natureza única da cultura humana é controversa, sendo disputado por muitos estudiosos, incluindo alguns primatólogos.
A noção de que as próprias convenções culturais são superiores ou mais naturais do que os de outras culturas são universalmente encontradas entre as pessoas e é denominado etnocentrismo por antropólogos. Desta forma, o etnocentrismo é geralmente visto como umatributo adaptativo, pois ele tende a agir como uma força unificadora entre as pessoas que compartilham uma determinada cultura.

Antropologia Ecológica
Outra corrente da Antropologia que contribui para o estudo da relação homem-ambiente é a antropologia ecológica (também chamada de antropologia neonacionalista). Essa corrente teve e tem uma grande importância sobre as ideologias se movimentos ecológicosmodernos, incluindo, por exemplo, a ecologia social de Boockchin. Ela reage à antropologia cultural partindo da noção de "ecossistema" no qual interagem os elementos bióticos e abióticos A antropologia ecológica usa conceitos extraídos da cibernética, como homeostase, auto regulação, auto alimentação. Nessa perspectiva ela quantifica os efeitos relativos ao consumo calórico e à energia empregadaem atividades de subsistência, a capacidade de suporte dos ecossistemas, etc. Ao contrário da ecologia cultural, tomam como unidade de análise as populações humanas em seus parâmetros demográficos, não os grupos sociais em suas características culturais.

Determinismo Ambiental
Primeiras abordagens
Em obras atribuídas ao médico Grego Hipócrates, especialmente Ares, Águas e Lugares, um caso clarofoi feito para atributos específicos ambientais que são a causa de determinados atributos humanos. As obras de Hipócrates expõe a teoria humorista, em que se acreditava que as pessoas eram compostas de quatro "humores": sangue, catarro, bile amarela e bile negra. O equilíbrio desses quatro humores em uma pessoa determina a sua personalidade, a saúde e a aparência. Além disso, as característicasespecíficas do ambiente mudou o equilíbrio humoral, afetando a saúde pública, as diferenças regionais na Biologia ("raça"), e traços culturais específicos.
A ideia de que as características específicas do ambiente tem efeito casual na presença das particularidades culturais é denominado determinismo ambiental. Este é sem dúvida a mais antiga e importante abordagem teórica para a ecologia humana, umavez que ela compreende a visão de Hipócrates das relações entre homem/natureza.
Determinismo ambiental tornou-se particularmente bem desenvolvido por volta da virada do século XX, quando geógrafos e antropólogos tentaram explicar as descrições cada vez mais numerosas e detalhadas de culturas não-ocidentais por referência aos ambientes em que esses grupos foram localizados.

Áreas da cultura
Uma...
tracking img