Ecohouse - monama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


Neste trabalho vamos tratar sobre construções sustentáveis.
Na ocasião, vamos falar da Casa Monama, situada em Hyderabad, Andra Pradesh, na Índia. Que recebeu esse nome em homenagem à filha falecida dos clientes.
Hyderabad é uma das cidades indianas que mais cresce. Além de atrair investidores industriais, embora tenha tido um crescimento industrial na região, a taxade investimentos em infraestrutura não tem sido suficiente para atender a demanda.
A cidade não é auto suficiente no quesito energia, e por isso um dos objetivos da casa era não ser dependente exclusivamente do serviço público de fornecimento de energia.
Uma de suas características fortes é a captação de água da chuva, visto que lá costuma chover bem pouco no inverno, por conta doclima temperado continental. Além destas características o arquiteto Arun Prassad e os projetistas Prashant Kapoor e Saleem Akhtar pensaram em outros pontos importantes para que a casa se tornasse mais confortável e acima de tudo sustentável, como por exemplo, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental como os tijolos de adobe, tubulações de evaporação e resfriamento subterrâneopossibilitando uma queda na temperatura do ar por conta da troca feita pelos tubos e pensaram também na reciclagem de energia.










Justificativa do tema


Este tema é muito importante, por ser um tema recorrente, ou seja, sempre estamos falando em sustentabilidade, em reciclar energia e em procurar fazer construções que causem baixo impacto ambiental, ou até melhor, que nãocausem impacto algum.
Tratar de sustentabilidade nos dias de hoje, é um método para tentar minimizar os danos causados pelo homem ao meio ambiente no decorrer de todos esses anos.
Claro que apenas captar água da chuva e minimizar danos utilizando materiais alternativos não é o suficiente, mas já é um começo. E essa escolha, foi o que definiu a Monama, um projeto sustentável.Forma de aplicação na construção de edifícios


A idealização do projeto girou em torno da menor geração de impacto ambiental, dentro das limitações impostas pelo orçamento e pelo terreno, é claro.
A ideia original era utilizar tijolos de adobe do próprio local, para assim minimizar o impacto ambiental. Porém após tersido feita uma pesquisa do solo, chegou-se a conclusão de que ela era imprópria, então foi preciso fazer o transporte de solo de uma região a 400 km.
Esse tipo de tijolo é considerado rústico, e essa característica exige o uso de argamassa de revestimento na face externa, já que sua qualidade não suporta o clima externo do local. A solução encontrada nesse caso foi a utilização de paredesduplas (como mostra a figura 1), como resultado, foi eliminada a necessidade de usar argamassa de revestimento. Essa escolha resultou em uma grande massa térmica, que se adéqua às condições climáticas dominantes. (nesse caso, o inverno é muito rigoroso, e o verão quente e seco).
O projeto apresenta característica que o tornam sustentável, como por exemplo:
• A orientação dasaberturas, regula os ganhos térmicos solares. A parede sul, por exemplo, tem suas aberturas voltadas de modo que tem ganhos térmicos no inverno, e elas podem ser facilmente sombreadas no verão, graças à posição solar alta. (como pode-se ver na figura 2). As janelas da casa foram orientadas de modo que as diferenças de pressão, junto com os ventos dominantes, pudessem ser utilizadas como uma forma deventilação continua. Há também, no meio da casa, uma chaminé que permite a ventilação continua, “extraindo” o ar quente do ambiente. (como pode-se observar na figura 3).
• Tubos subterrâneos foram utilizados para resfriar o ar da edificação. O ar geralmente é succionado do ambiente com uso de um ventilador. A queda de temperatura obtida pela saída do ar depende da temperatura do ar que...
tracking img