Ecodesign

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 101 (25109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESIGN AMERICANO
Streamlining
O novo design Americano
Primeiros Designers Americanos: - - Raymond Loewy - Norman Guedes
- Henry Dreyfuss
Streaming (1920-50) - Procura de alternativa ao “funcionalismo fordista” - Crise de 1929 - é preciso estimular o consumo, tornando os produtos mais apelativos; - O streamlining surge como umaproposta necessária para apelar ao consumo através de imagens de progresso e visão cenográfica do futuro. - Princípios aerodinâmicos e hidrodinâmicos: formas de gota como ideais para aviões, trens e automóveis.
O streamlining foi a estética dominante do design industrial durante muito tempo. Devido às suas linhas dinâmicas, ora compridas e rectas, ora curvas e elegantes, ao uso de metaiscromados, de pinturas brilhantes e de amplas superfícies envidraçadas considerou-se o "estilo do futuro", utilizado em automóveis, edifícios, fogões, locomotivas, candeeiros e torradeiras. O streamlining era ao mesmo tempo o motor do progresso tecnológico e uma metáfora de um modo de vida vertiginoso que então se vivia. Nada podia ser mais adequado à indústria.
Streamlining era umestilo que reflectia não a percepção de realidade mas uma visão de suavidade, ausência de fricção, o futuro da era da máquina. Princípios da Aerodinâmica e Hidrodinâmica sugeriam as formas em gota como ideais para aviões, trens e automóveis, onde a menor resistência possível ao ar era um importante fator para alcançar e manter velocidade. O estilo ‘gota’ rompia com o padrão estético vigente onde aexpressão de robustez e imponência de capôs de motor em posição elevada e maciça contrastava com as formas arredondadas e suaves da região traseira. As formas de gota definiram os automóveis dos anos trinta: os veículos eram mais baixos, com as linhas curvas de teto feitas para reduzir a resistência do ar. As partes da carroceria eram unidas em um único gaiola metálica, com superfícies contínuas esuaves lembrando um pássaro em vôo livre.NORMAN BEL GEDDES (1813 – 1958)
“Horizons” – Biblia do Streamlining (talvez o primeiro best seller de um designer.)
Norman Bel Geddes, conhecido Designer americano dos anos 30 e 40, popularizou o ‘streamlining’ como um ‘estilo de design’ para as massas através da publicação de ilustrações fantásticas de automóveis e ônibus em formade gota, trens, barcos, reproduzidas em jornais e revistas de grande circulação.
A associação do estilo com aerodinâmica e velocidade sugeria
a crença no progresso tecnológico, mas ao mesmo tempo as formas arredondadas, contínuas e definidas sugeriam também a necessidade por proteção e
estabilidade. Acima de tudo, streamlining revelava uma busca e um desejopor ‘controle
> Revere Manhattan – 1937 (shaker) - ícone do “modernismo americano” - inspirada no arranha-céus déco de Nova Iorque. - grande qualidade formal
> Reverse Milk & Sugar Tray – 1938
> Reverse Ashtray – 1938 > Reverse Dish
> Walter Kidde Sodaking Syphon – 1938 - streamlining
WALTER DORWIN TEAGUE (1883-1960)Um dos primeiros designers profissionais na indústria americana e responsável, a partir da década de 1920, pelo desenvolvimento de produtos com diferenciais estéticos, soluções técnicas adequadas e testes pioneiros com usuários.
Na Kodak, Teague empregou uma série de recursos visuais no modelo Vanity, de 1928, como foles coloridos e uma embalagem sofisticada, para tentarchamar a atenção do consumidor e se sobressair no mercado.
No modelo Bantam, de 1936, foi possível perceber a utilização de diferenciais estéticos tendo em vista a resolução de problemas técnicos, como a preservação da superfície da câmara.
Tentativas de harmonizar aspectos técnicos e estéticos também foram realizadas na American Sales Book Company, onde Teague propôs...
tracking img