Ecodesign

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Ecodesign?

Um designer precisa entender a relação básica entre produto e ambiente. Para desenvolver produtos de maneira ecológica, o designer precisa estar apto para escolher a melhor solução de design do ponto de vista ambiental.
O ecodesign contempla os aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto, colaborando para reduzir o impacto ambiental durante oseu ciclo de vida. Isto significa reduzir a geração de lixo e economizar custos de disposição final.

Elementos-Chave do Ecodesign:

a) Integrar variáveis ambientais no processo tradicional de design de produtos;
b) Equilibrar requisitos econômicos e ecológicos durante o desenvolvimetno de produtos;
c) Induzir melhorias nas práticas de produção e de consumo;
d) Auxiliar, pelo processo dedesign, as empresas a anteciparem custos ambientais e sociais referentes ao ciclo de vida de produtos.

Quatro Tipos de Inovação do Ecodesign:

1) Melhoria do produto
2) Re-design do produto
3) Função inovadora
4) Sistema inovador

Considerações Qualitativas para Designers:

Freqüentemente, um designer pode avaliar efeitos ambientais, sem que seja necessária uma análise em profundidade.Abaixo, algumas regras elementares estabelecidas pela PRE – Product Ecology Consultants:

1. Não desenhe produtos “verdes”.
A sugestão é não desenhar produtos “verdes”, mas produtos com ciclo de vida ambientalmente adequado. Para tanto, é preciso considerar todos os fatores do processo que acontecem durante o ciclo de vida do produto, da produção ao descarte final.

2. Lembre-se que osmateriais “naturais” nem sempre são melhores.
É comum a crença que os materiais “naturais” são preferíveis aos materiais “artificiais” ou fabricados pelo homem. É claro que a “produção” de 1 Kg de madeira causa emissões menores de poluentes que a produção de 1 Kg de plástico. Por que você tem que pensar no índice de perdas ou no processo de tintura, por exemplo? Para fabricar alguns produtos, vocêprecisa dez vezes mais madeira do que plástico. Lembre-se: o plástico pode ser reciclado, a madeira não. Nesse caso, você pode realmente comparar utilizando a medida em quilogramas como base de avaliação?

3. O consumo de energia não deve ser subestimado.
Muitos designers focam sua atenção na seleção do material, mas isto nem sempre é justificado. Se um produto consome energia na fase de uso, existeuma em dez chances que o consumo de energia seja dominante. As pessoas normalmente subestimam os impactos ambientais da energia.

Veja:

•10 KWh de eletricidade equivale a 2 Kg de petróleo;
•1 Kg de plástico usa 1,5 a 2,5 Kg de petróleo;
•Uma cafeteira elétrica utiliza 300 KWh de eletricidade durante o seu tempo de vida ou o equivalente a 60 Kg de petróleo. Durante a sua fabricação, somente2 Kg de plástico são usados.
4. Pense no tempo de vida do produto.
O designer pode influenciar o tempo de duração de um produto de várias maneiras. Torná-lo mais durável do ponto de vista técnico, pode dificultar a atualização da tecnologia, como no caso de um computador. Mais importante é criar o produto de maneira que as pessoas sintam-se ligadas a ele porque muitos produtos não sãodescartados porque estão quebrados, mas porque as pessoas acabam aborrecidas com eles.

5. Projete serviços, não produtos.
Nem sempre as pessoas querem um produto. O que elas querem é a solução para um determinado problema. Algumas vezes, um serviço pode ser uma boa solução como uma lavanderia de auto serviço em vez de muitas máquinas de lavar individuais. Um outro exemplo é o sistema de transportecompartilhado, atualmente iniciado em cidades da Holanda.

6. Use o mínimo possível de matéria-prima.
Isso pode parecer óbvio, mas é mais complexo do que parece. Freqüentemente, é possível reduzir a quantidade de matéria-prima utilizada pela redução das dimensões do produto ou pelo uso de técnicas diferentes de produção. Pode ser benéfico usar materiais de impacto ambiental maior por quilograma...
tracking img