Eco 448

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5513 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap. 9 – O Milagre Brasileiro: auge e crise

1. Faça um breve apanhado sobre o comportamento da economia mundial no pós-guerra.

O período compreendido entre o pós-guerra e a década de 1970 é conhecido como Era de Ouro da economia capitalista, referindo-se ao enorme desenvolvimento das economias no período, sobretudo as do Japão, Alemanha, Espanha e Taiwan. O fenômeno provocou um intensocrescimento dos fluxos mundiais de comércio e de capitais financeiros, possibilitando um salto industrial mesmo em alguns países subdesenvolvidos. Inclua-se nesse grupo o Brasil a partir de finais da década de 1960.

2. Qual foi o diagnóstico do processo inflacionário brasileiro elaborado por Delfim Netto, que assumiu a direção da economia em 1967?

Á frente da equipe econômica de seguidosgovernos militares, Delfim Netto entendia que, após o ajuste das contas públicas efetuado pelo PAEG e com os salários rigidamente controlados, a inflação passou a apresentar um forte componente de custos, decorrentes da grande capacidade ociosa existente e dos altos custos financeiros. A solução para a continuidade da queda da inflação seria a retomada do crescimento econômico, tendência verificada emtoda a economia munida da época. Para isso, era fundamental que se adotasse uma política monetária expansiva e que houvesse um grande aumento do crédito ao setor privado, estimulando a produção para o mercado interno e externo.

3. Que departamentos da economia podem ser considerados responsáveis pelo crescimento econômico durante o milagre?

O novo ciclo de crescimento foi comandado pelossetores produtores de bens de consumo duráveis (crescimento de cerca de 23%) e de bens de capital ( crescimento de cerca de 18%). Ou seja, manteve-se a mesma matriz de crescimento implantada durante o Plano de Metas, com aumento na abertura estrutural da economia para o exterior. O crescimento da indústria de bens de consumo não duráveis manteve-se bem abaixo das taxas de crescimento dos outrossetores, alcançando “apenas” cerca de 9% ao ano. A agricultura cresceu dentro de suas taxas históricas (cerca de 4,5%), depois de um crescimento medíocre no período 1961-67 – mas deve-se observar que seu crescimento foi maior na culturas voltadas à exportação, enquanto na produção de alimentos básicos o crescimento oscilou na faixa de 2% , o que significa que a produção desses alimentos cresceu numa taxainferior ao crescimento da população, diminuindo a disponibilidade média de proteínas por habitante.

4. O financiamento externo durante o milagre brasileiro era realmente imprescindível? Por quê?

De acordo com as autoridades econômicas da época, o capital externo que entrou no país soba a forma de empréstimos teria sido fundamental no financiamento do crescimento, justificando assim aintensificação do endividamento, e mesmo autores críticos da orientação da política econômica, como notadamente Paul Singer, admitem a importância do capital estrangeiro naquela conjuntura. A dívida externa é uma das consequências das relações do país com o resto do mundo. Contabilmente, o estoque da dívida externa bruta é o resultado acumulado da parcela dos déficits em transações correntes nãofinanciados pelo ingresso de capitais de risco ou pela redução das reservas internacionais do país. Os dados da balança comercial do Brasil no período considerado (1968-73) mostram que ela está rigorosamente equilibrada. A única explicação para o extraordinário crescimento da dívida externa ao longo do milagre seria de origem financeira: o excesso de liquidez internacional diminuiu bastante as taxas dejuros, tornando os empréstimos muito atraentes. Ao mesmo tempo, o sistema financeiro brasileiro, especialmente no setor privado, nunca se voltou para o financiamento produtivo de médio e longo prazo. Portanto, o aumento do endividamento ocorreu por causa da captação de recursos do exterior e seu repasse para empresas de dentro do país, sem uma necessidade estrita de empréstimos externos que...
tracking img