Eclisiologia

403 palavras 2 páginas
ECLESIOLOGIA

O estudo da disciplina Eclesiologia me levou ainda mais a uma conversão, me levou a uma metanóia, foi uma mudança na forma de pensar e agir, me fez pensar claramente no objetivo coletivo em realizar o Projeto de Deus aqui e agora, contribuir para formar uma igreja que seja verdadeiro Sacramento de salvação para todos.Este estudo me fez desconstruir e construir um novo pensamento de serviço, testemunho e comunhão.
Estudamos sobre os vários cenários que a igreja está inserida, e pude perceber como é importante a presença do leigo e a sua atuação na evangelização. Entretanto, sua missão mais importante é no mundo, testemunhando e trabalhando para o Reino de Deus com justiça, fraternidade e solidariedade. Com Jesus mesmo nos mostra em Mateus 28, 19-20 “ Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em Nome do Pai, e do Filho , e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado, e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Quando Jesus nos garante que estará conosco até o final, Ele quer nos mostrar que temos que confiar, ter coragem e decidir continuar nosso trabalho de multiplicação de seguidores de Cristo, de catequistas, de padres, através do nosso trabalho missionário.
Seguimos então como diz o Papa Francisco: precisamos de uma conversão pastoral, passar do modelo monárquico, para uma estrutura de participação, compostas de redes de comunidades. “Temos consciência de que a transformação das estruturas é uma expressão externa da conversão interior. Sabemos que esta conversão começa por nós mesmos. Sem o testemunho de uma igreja convertida, vãs seriam nossas palavras de pastores.” (PUEBLA).
Nós como povo de Deus temos que nos renovar diante das mudanças aceleradas, temos que ter coragem para mudar nossas práticas atuais, ter capacidade para entender os novos contextos que desafiam a evangelização. Devemos seguir os ensinamentos do Novo Testamento, onde Jesus

Relacionados

  • Thiago
    366 palavras | 2 páginas
  • Senhor
    6559 palavras | 27 páginas