Eclampsia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Entendendo a pressão alta

O sangue leva para nossas células todo o combustível para manter nossa vida, para isso precisa circular por todo o organismo, assim como os rios correm para o mar, o sangue corre sempre para o coração. O sangue sai com força do coração, percorre quilômetros de artérias e volta ao coração trazido pelas veias. Para que isso aconteça é necessário que uma bomba (ocoração) faça força (pressão) para empurrar esse sangue por dentro das artérias. Ao passar dentro das artérias o sangue encontra uma resistência (pressão), provocada pelo atrito. Quanto mais estreita é a artéria, maior a resistência(pressão) à passagem do sangue. A força do coração para bombear o sangue é chamada de pressão máxima, ou sistólica. A resistência que a artéria oferece a passagem do sangue échamada de pressão mínima, ou diastólica.
A pressão máxima tem que ser sempre maior do que a mínima pro sangue circular. A pressão arterial depende da largura (calibre) da artéria.Artérias com calibre normal permitem que as pressões máxima e mínima sejam também normais.Se o calibre da artéria se estreitar, aumenta o atrito do sangue e a pressão mínima; o coração terá que fazer mais força paraempurrar o sangue dentro da artéria, aumentando a pressão máxima. A hipertensão arterial (ou pressão alta) tem sua origem no estreitamento do calibre das artérias (e consequentemente aumento da pressão), o que obriga o coração também aumentar sua pressão para poder empurrar o sangue por dentro dessas artérias estreitadas. Não se conhece até hoje o motivo pela qual as artérias ficam mais finas. Enquantonão se descobrir esse motivo não haverá cura para pressão alta.Os remédios tem a finalidade de dilatar essas artérias, fazendo que ela volte ao calibre normal.Por isso tem que tomar remédio para vida toda, quando para volta tudo, porque ele não está atuando sobre a causa da hipertensão (não se sabe qual é), e sim sobre seus efeitos (o estreitamento das artérias).

Hipertensão Primária ouEssencial
Atinge número um maior de pessoas, sem uma causa conhecida, mas parece estar associada à presença de fatores de risco.
Hipertensão Secundária
Atinge um menor número de pessoas, sua origem está relacionada a problemas renais, glandulares, hepáticos, circulatórios ou se manifesta durante gravidez.

Classificação da pressão arterial:

[pic]

Pressão alta é uma doença "democrática". Atacahomens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.
A Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Apesar de apresentar alta prevalência (no Brasil de 22 a 44%), ainda existe uma grande porcentagem de indivíduos que desconhecem serem portadores da HAS. Dos pacientes que sabem do diagnóstico, cerca de 40% ainda não estão em tratamento. Além disso, apenas uma pequena parcela dos pacientes está com os níveis depressão arterial devidamente controlados Em mulheres, a prevalência da HAS apresenta um aumento significativo após os 50 anos, sendo esta mudança relacionada de forma direta com a menopausa. Com relação à raça, além de ser mais comum em indivíduos afro descendentes (especialmente em mulheres), a HAS é mais grave e apresenta maior taxa de mortalidade.
A pressão alta não controlada pode provocar danosnas paredes das artérias do corpo, fazendo com que elas fiquem obstruídas (estreitadas). O "estreitamento" facilita a ocorrência de trombose (entupimento) dessas artérias. A trombose, quando ocorre no cérebro, causa o Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (Derrame Cerebral); quando acontece no coração, ocasiona o Infarto do Miocárdio.
Além disso, a Hipertensão Arterial pode levar a pessoa a...
tracking img