Ecinomia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS TÓPICOS DE ECONOMIA POLÍTICA
Política Anticlica (Heterodoxa): A teoria de Keynes, chamada heterodoxa trabalha com a política Anti-ciclica,em claro contraste com a ortodoxia. A política anti-ciclica prevê que o poder público crie políticas para contrariar a crise, mesmo que isso signifique aumento da inflação e da dívida pública. Para isso, Keynes irá sugerir uma ampliação do poderpúblico, no papel de interventor. Essa ação irá diminuir a esfera de influência e ação dos agentes privados. O poder estatal será ampliado pela legislação e pelo aumento dos quadros de serviço público. Keynes, também, ridiculariza a ênfase ortodoxa nas metas a longo prazo, denunciando a importância da economia a curto e médio prazo. O longo prazo não interessa aos heterodoxos, pois a economia e avida possuem necessidades a curto e médio prazo. Para Keynes, as decisões tomadas no presente tem relação com as expectativas que se tem sobre o futuro próximo, ou mesmo médio prazo. Assim, Keynes introduz a noção das expectativas na economia. Expectativas otimistas ou pessimistas alteram as decisões dos investidores, dos empresários e o padrão dos consumidores. Como consequência, e contrariamenteaos ortodoxos, para os heterodoxos o desemprego é o pior dos males, perseguindo a taxa de desemprego próxima a 0% - chamada política do pleno emprego- mesmo que para isso seja necessário alguma inflação com aumento de gastos públicos.
Política Cíclica: Se a política econômica trabalha dentro da ideologia ortodoxa, ela acreditará no equilíbrio geral e que as forças econômicas irão retornar aoequilíbrio sozinho. Assim a política cíclica permitirá o desenvolvimento da crise, com a eliminação das indústrias e papéis de má qualidade, com crenças de que a crise possui um papel profilático, que purgará a economia e a tornará mais forte após a mesma. No caso, qualquer intervenção externa na economia – leia-se do Estado – é vista como obstáculo à retomada natural do equilíbrio econômico pelaprópria economia.
Status Quo: Preservar a ordem política no cenário mundial. Exemplos: Grã-Bretanha naquela época e hoje os EUA. Revisionista: São aquelas que querem mudar o Status Quo, ou seja querem mudar a situação do cenário mundial. Exemplos: Alemanha, antes da primeira GM e da segunda. Hoje em dia os BRIC´S. Política Liquidacionista: Buscava forçar a queda dos preços e salários de forma aliquidar o excesso dos estoques de alimentos, produtos e trabalhadores. Preços e salários se reduziriam e em seguida a economia responderia. Por exemplo, os liquidacionistas acreditavam que o “Boom” de 1920 deveria ser desacelerado até que a economia tomasse, novamente um caminho saudável. “Liquidar tudo aquilo que é prejudicial a própria economia.” Deixa quebrar.
Substituição de Impotações: A GrandeDepressão provoca a primeira onda de substituição de importações, os países agrícolas produtores de commodities ficam sem liquidez devido a baixa demanda de seus produtos e são obrigados ou a deixar de consumir os produtos importados ou a passar a produzir tais produtos. Antes a importação se justificava pela oferta de preço mais barata da importação em relação ao mesmo produto de origem nacional.As substituição das importações faz com o que o comércio internacional se retraia cada vez mais, assim certos países (Brasil, México, Argentina) agrícolas vão procurar produzir artigos industriais com financiamento da agricultura, mesmo que estes produtos industrializados custem internamente mais caso do que importados. Este é o elemento central da autarquia.
Termos de Troca: Devido asubstituição de importações os preços dos produtos industriais tenderam a subir enquanto os preços dos produtos agrícolas (commodities) e dos matérias primas tendeu a cair, fenômeno este chamado de mudança nos termos de troca entre os produtos industriais e os artigos agrícolas, matéria prima em favor dos produtos industriais.
Pleno Emprego: Manter a taxa de desemprego próxima ao zero, utilizando as...
tracking img