Ecenomia portuguesa na atualidade

816 palavras 4 páginas
A estrutura etária A estrutura etária, ou seja, a composição da população por idades, é muito importante para se compreender e estudar a população de um país ou região, pois, por exemplo, poderá saber-se se a população tenderá a aumentar ou diminuir a partir da sua tendência para o envelhecimento ou juventude.
Assim, por exemplo: * Quanto maior for a taxa de natalidade, maior será a percentagem de população jovem, o que leva a um crescimento da população; * Quanto menor for a taxa de mortalidade, maior vai ser a esperança média de vida, o que leva a um aumento da percentagem de idosos e, geralmente, a uma diminuição do crescimento da população.
A estrutura etária de uma população pode ser representada graficamente, através de uma pirâmide etária ou pirâmide de idades.
As pirâmides etárias permitem, através da sua forma e irregularidades: * Identificar a estrutura etária (por exemplo se a população é jovem ou idosa); * Conhecer os acontecimentos passados; * Fazer projecções futuras.
Normalmente, para se caracterizar a estrutura etária de uma população utilizam-se os grupos etários, que dividem a população em: * Jovens – dos 0 aos 14 anos; * Adulta – dos 15 aos 64 anos; * Idosa – a partir dos 65 anos.
Numa análise ainda mais pormenorizada, a população pode ser agrupada em classes etárias quinquenais – 5 anos (o-4, 5-9, 10-14, …) ou mesmo em classes mais extensas.

Análise geral, que apresente as principais características:
a) análise da base (estreita, larga, se tem diminuído ou aumentado);
b) análise do topo ( se comparativamente com a base é largo ou estreito);
c) as diferenças entre os sexos.
Analise pormenorizada, que explique as características da pirâmide em relação à :
a) natalidade;
b) mortalidade;
c) esperança média de vida;
d) acidentes demográficos (guerras migrações, epidemias…)
Conclusão, que classifique a população:
a) jovem;
b) jovem com tendência para envelhecer;
c)

Relacionados