Ebulioscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL AMÉRICA SARMENTO RIBEIRO

LIDIANE DA SILVA SOUSA
MARIA DE FÁTIMA HOMERO
NEIDE MARIA

RECURSOS NATURAIS DO BRASIL

BOA VISTA - RR
2012.1
INTRODUÇÃO

Hoje a economia brasileira é super dependente de seus recursos naturais, seja ele tirado de rochas sedimentares ou escudos cristalinos. São eles os maiores responsáveis pelo sucesso das Indústrias e outros setores.
São degrande importância para termos energia em casa, ou ainda, ter combustíveis para nossos automóveis. Eles estão movendo a ciência a descobrir novos tipos que sejam mais baratos e menos danosos ao meio.
O Brasil, como os demais países, não fica atrás na busca de novas fontes que venham inovar e melhorar seus atuais recursos.

RECUSOS MINERAIS

Os recursos minerais são concentraçõesde minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável.
Os recursos minerais dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não-metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.

O Brasil é muito rico em recursos minerais. Os países com maior potencial mineral são além do Brasil: Canadá, Austrália, Federação Russa, China e Estados Unidos.
Além deuma grande diversidade de minerais explorados no país (mais de 55 minerais diferentes, atualmente), o Brasil possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferro do mundo estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Outro mineral, o nóbio, tem suas maiores reservas ocidental no Brasil. Os principais minérios encontrados no Brasilsão: ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho, níquel, manganês, zinco, potássio, entre outros.
As reservas minerais brasileiras que estão entre as maiores do mundo são:
- Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) – dessa jazida saem cerca de 60% do ferro e 40% do ouro extraídos no Brasil, além do manganês.

- Província Mineral de Carajás (Pará) – são encontrados, além de ferro,ouro, prata, níquel, cromo, manganês, cobre, bauxita, zinco, estanho e tungstênio.
As concessões ou autorizações para explorações realizadas com capital estrangeiro eram restritas pela Constituição até 1995, quando, por meio de uma Emenda Constitucional, tais restrições foram removidas. Desde então, com a entrada dos investimentos das multinacionais, o crescimento do setor tem sido ampliado.
As 119 minasde grande porte (2006) podem ser classificadas de acordo com as classes minerais. Os minerais podem ser: metálicos , não-metálicos (amianto, argilas, areia, cálcio, rochas britadas, entre outras), gemas e diamantes, e energéticos. Entre minas de grande, médio e pequeno portes existem, no Brasil, 2.647 minas legalizadas (considerando todas as classes minerais).
Na Constituição, são estabelecidasas regras para a concessão de áreas para extração mineral. Dentre as principais está à obrigatoriedade das concessionárias em recompor as áreas atingidas pela mineração, independente do tipo de minério. Os prejuízos ambientais causados pela exploração de minérios são, portanto, menores quanto maior for a responsabilidade da empresa concessionária, e quanto maior for a fiscalização realizada pelosórgãos competentes. Porém, o que geralmente ocorre é o não cumprimento da legislação, promovida pela falta de fiscalização

RECURSOS ENERGETICOS

Recursos energéticos são todos aqueles recursos que direta ou indiretamente originam ou acumulam energia.
Podem ser tanto renováveis quanto não renováveis, de acordo com os dados do ministério das minas e energias, 37% de toda energia consumida noBrasil são de fontes não renováveis.
A mais utilizada no Brasil, é a hidráulica, onde a energia é gerada por uma hidrelétrica através da força da água.

Em 2001, a eletricidade se destacou por ser a fonte de energia secundária mais utilizada no Brasil, superando mais da metade do consumo do país. As hidrelétricas no ano de 2001 foram responsáveis por 90% da produção de energia elétrica. As...
tracking img