Ebook-silagem autor thiago fernandes bernardes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3490 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEVANTAMENTO SOBRE PRÁTICAS DE ENSILAGEM | 1

LEVANTAMENTO DAS PRÁTICAS DE PRODUÇÃO E USO DE SILAGENS EM FAZENDAS PRODUTORAS DE LEITE NO BRASIL

2012

Prof. Thiago Fernandes Bernardes Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Lavras

2 | LEVANTAMENTO SOBRE PRÁTICAS DE ENSILAGEM

APRESENTAÇÃO
No setor zootécnico, as cadeias produtoras de leite e de carne (ambas provenientesde bovinos) se destacam pelos seus volumes de produção e de comercialização. Contudo, ainda carecem do levantamento de informações quanto às práticas produtivas e de gestão em suas bases (propriedades rurais). Dentre estas práticas, pode-se apontar as atividades ligadas à confecção e utilização de forragens conservadas (silagem e feno). Das duas cadeias produtivas citadas anteriormente, asforragens conservadas assumem papel mais importante para os rebanhos leiteiros, pois esses volumosos constituem a base da alimentação destes rebanhos, sendo que a silagem é principal fonte de energia e de fibra na dieta dos animais. Os custos com a produção de forragens conservadas têm correlação forte e negativa com lucratividade em fazendas leiteiras. Portanto, é de suma importância que a comunidadeconheça qual é o perfil das propriedades e dos produtores e quais são as barreiras encontradas por eles ao se produzir e utilizar silagens. Conhecendo este cenário, a classe produtora, a academia, a indústria e os governos estarão mais aptos a definirem as suas ações para o futuro do setor leiteiro. Todos os anos, desde 2001, o site MilkPoint vem realizando pesquisa junto aos produtores de leite.Contudo, o levantamento ora em questão, possui grande relevância devido ao seu ineditismo, pois desde que as silagens são utilizadas no plano alimentar dos animais no Brasil, há mais de 50 anos, essa é a primeira vez que um banco de dados desta natureza vem a público. Portanto, o nosso objetivo foi o de conhecer as práticas de ensilagem em fazendas leiteiras no nosso País para que estratégias dealimentação e de gestão (por parte dos produtores e da indústria) e de linhas de pesquisa e créditos (por parte da comunidade científica e dos governos, respectivamente) possam ser aperfeiçoadas e/ou definidas, em benefício à cadeia produtiva do leite. O Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras e o site MilkPoint confirmam o compromisso com a atividade leiteira ao publicaresta pesquisa e acreditam que ao disponibilizar estas informações estarão contribuindo para esta cadeia produtiva no Brasil.

METODOLOGIA UTILIZADA
Para que os objetivos do levantamento fossem cumpridos foram confeccionados dois questionários, os quais foram destinados aos produtores de leite ou aos técnicos (consultores). Para que esses questionários os atingissem foram disparadas mensagenseletrônicas os convidando a contribuir para tal pesquisa. Nesta etapa foram utilizados os e-mails cadastrados no site MilkPoint. Para ter acesso as perguntas, o usuário acessou o site www.milkpoint.com.br/pesquisa-silagem, onde encontrou uma página com dois links, por meio dos quais produtores e consultores responderam aos questionários. Tal página esteve disponível por um período de 60 dias,compreendendo os meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012. Duzentos e setenta e dois (272) produtores e duzentos e trinta e seis (236) técnicos gentilmente colaboraram para a pesquisa. Finalizado o levantamento, os dados foram analisados e comentados, dando origem a este e-book.

LEVANTAMENTO SOBRE PRÁTICAS DE ENSILAGEM | 3

RESULTADOS
PERFIL DOS PRODUTORES E DAS SUAS PROPRIEDADES
Os 272produtores que responderam ao questionário estavam em todas as regiões brasileiras, conforme pode ser observado na Figura 1.

Figura 1. Distribuição dos produtores que participaram da pesquisa e suas respectivas regiões. Os Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul, respectivamente, foram os que tiveram o maior número de participantes.

As raças Girolando e Holandesa...
tracking img