Ebola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Virologia
Aluno: Thales

Ebola

O vírus Ebola pertence ao género Filovírus, família Filoviridae. O outro vírus deste género é o vírus Marburgo. A morfologia do vírus Ébola varia consoante a partícula viral de que se trata, ou seja, é pleomórfica, o que significa que pode surgir com diferentes formas. Normalmente tem a forma de “U” ou baciliforme, mas também podeapresentar-se de forma circular.
O vírion é revestido por uma lipoproteína derivada da célula hospedeira, esta membrana lipoproteica tem alongamentos em forma de espinhos. O vírus penetra nas células por ligação de uma glicoproteína, que existe na superfície deste, a receptores membranares da célula. Uma vez efetuada a ligação, o vírus penetra, com facilidade, na célula passando a controlar oprocesso de tradução, obtendo desse modo, as estruturas necessárias à sua proliferação. Fora do hospedeiro, o Ebola é considerado como um vírus frágil, pois a partícula viral é sensível ao calor, ao pH ácido, radiação e a soluções hipocloríticas.

Sintomatologia

O Ebola tem um grau de patogenia de nível 4 (superior ao do HIV que é de nível 2) e o período de incubação do vírus varia entre 2 a21 dias. Os sinais dos primeiros sintomas podem aparecer entre quatro a quarenta dias depois da exposição ao vírus.
Inicialmente o vírus se multiplica nas células do fígado, baço, pulmão e tecido linfático, causando danos significativos e hemorragias. Os primeiros sintomas são: febre alta e repentina; dores musculares; dor de cabeça; conjuntivite (inflamação nos olhos), que neste casoresulta em cegueira; dor de garganta e fraqueza. Após alguns dias, surgem vômitos e diarreia (acompanhados ou não de sangue), erupções na pele, redução das funções do fígado e dos rins, perturbações cerebrais e alteração de comportamento.
As transfusões de sangue num paciente neste estado são difíceis de executar, pois o sangue não consegue coagular o que torna difícil de parar a hemorragia. Areplicação viral continua, assim como a febre hemorrágica, que simultaneamente se desenvolve. O vírus vai destruindo o revestimento dos vasos sanguíneos, daí o elevado sangramento. Já num estado avançado, o paciente começa a sangrar violentamente através dos vomitos e diarreia caracterizando-se assim, como vomito preto devido às manchas pretas que aparecem no sangue como causa do progresso dadoença, as vias intestinais são liquidificadas e eliminadas com o sangue. E finalmente o paciente morre com a grande perda de volume de sangue provocando um choque terminal.
Este vírus é temido pelos humanos não apenas pela rapidez da evolução da doença, mas também pelo sofrimento do doente. Na maioria dos casos: a superfície da língua se desfaz; o revestimento da traqueia e da garganta sedesmancha; hemorragias ocorrem no coração; o fígado inchado apodrece e se desfaz, assim como a medula; os rins deixam de funcionar fazendo com que a urina se misture com o sangue; a pessoa chega até a vomitar pedaços do intestino com sangue.

Histórico

Nenhuma outra doença atingiu o nível de letalidade quanto o Ebola na África. A doença teve maior destaque no Zaire (atual República Democrática doCongo), em 1976, e os sintomas impressionavam tanto quanto a velocidade com que os infectados morriam. Estima-se que a letalidade do vírus durante o surto atinja 90%, ou seja, a cada 10 pessoas infectadas, 9 morrem.
A epidemia chegou em 1979 no Sudão, além de 1996 ter atingido novamente o Zaire. A última epidemia matou 224 pessoas em Uganda, entre 2000 e 2001.

Transmissão

É transmitidopelo contato direto com o sangue, secreções ou sêmen de pessoas portadoras do vírus. Frequentemente, funcionários da saúde que mantém contato direto com doentes ou mortos, são infectados. Pelo sêmen a transmissão pode ocorrer até sete semanas após a recuperação clínica da doença.
As populações africanas são infectadas em alto número, devido à cultura das aldeias, onde as famílias tem o...
tracking img