Ebitda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Métodos para Calcular o Resultado e Desempenho Econômico e Financeiro Empresarial, incluindo o método EBITDA-“Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization”

Patrícia de Vargas Stella: patricia.dvs@hotmail.com

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar o desempenho econômico-financeiro de empresa Nadir Figueiredo S/A, principalmente sua rentabilidade através do métodoEBITDA-“Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization entre outras : Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstrações do Fluxo de Caixa (DFC) Demonstração das Origens e Aplicações (DOAR). Foram usados dados dos balanços financeiros do exercício de 2005 compilados da publicação BalançoAnual 2006 da Revista Exame. Comparando-se as maiores empresas de cada categoria, seus retornos sobre o ativo total não têm diferenças estatísticas significantes. As empresas tiveram lucratividade igual entre si, porém inferior à das empresas em geral.

Palavras chaves: EBITDA, DRE, DVA, DMPL, DFC, DOAR, rentabilidade, retorno sobre investimento, lucratividade.

1. INTRODUÇÃO

O presenteartigo aborda o lucro como importante insumo para a construção da informação contábil, trazendo à discussão uma variação do lucro contábil muito discutida nos tempos atuais: o lucro operacional ajustado (sem a depreciação, amortização ou exaustão e juros), conhecido no ambiente internacional como EBITDA. Também será destacado outras formas de apresentação e apuração do lucro operacional sendoelas: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Valor Adicionado (DVA), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstrações do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração das Origens e Aplicações (DOAR), e também uma análise da das demonstrações da empresa Nadir Figueiredo S/A.

2. EBITDA – APRESENTAÇÃO

Reinaldo Luiz Lunelli
Um indicador financeiro bastanteutilizado pelas empresas de capital aberto e pelos analistas de mercado é o chamado EBITDA, cujo conceito ainda não é claro para muitas pessoas. A sigla corresponde a “Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization”, ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.
Em linhas gerais, o EBITDA representa a geração operacional de caixa da companhia, ou seja, o quanto aempresa gera de recursos apenas em suas atividades operacionais, sem levar em consideração os efeitos financeiros e de impostos. Difere do EBIT, conhecido como o lucro na atividade, no que se refere à depreciação e amortização, pois o EBIT considera estes efeitos contábeis.
A utilização do EBITDA ganha importância, porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitasvezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um dado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.

Fonte: EBITDA: retrato do desempenho operacional -Por Yumara Lúcia Vasconcelos

2.1. CÁLCULO DO EBITDA

Um primeiro passo é calcular o lucro operacional, que, de acordo com o critério utilizado no Brasil, é obtido como a subtração, apartir da receita líquida, do custo das mercadorias vendidas (CMV), das despesas operacionais e das despesas financeiras líquidas (despesas menos receitas com juros e outros itens financeiros). Vale lembrar que a definição de lucro operacional em boa parte do mundo exclui o resultado financeiro.
Já para calcular o EBITDA, é preciso somar do lucro operacional a depreciação e amortização inclusas noCMV e nas despesas operacionais. Isso porque essas contas não representam saída de caixa efetiva no período. Em resumo, a depreciação de um equipamento quantifica a perda de sua capacidade produtiva graças ao uso ou tempo, e, portanto, a perda de seu valor para a empresa. Essa perda, vale ressaltar, é apenas econômica e não financeira, ou seja, não há um desembolso efetivo do recursos no...
tracking img