Ebah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução às Engenharias
Professor: José Fernando Queiruga Rey josefernando.rey@ufabc.edu.br

Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

UFABC

Informações Gerais


T-P-I (2,0,4) (Teoria-Prática-Estudo) Número de créditos: 2 Carga horária: 12 aulas no quadrimestre (uma aula de 02 horas, uma vez por semana, 12 semanas) A disciplina é oferecida a todos os alunos,preferivelmente a partir do quarto quadrimestre, sendo optativa a todas as carreiras, e obrigatória para os cursos de engenharia. Recomendações da disciplina: Não há.

 





Objetivos da disciplina


Fornecer uma introdução às engenharias com ênfase nas engenharias oferecidas pela UFABC e suas interconexões com a evolução da sociedade. Abordar temas que exibem a atuação profissionaldos engenheiros com enfoque no desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.



Objetivos da disciplina


Apresentar uma reflexão acerca das responsabilidades éticas e técnicas de engenheiros na prática profissional, destacando a engenharia como um esforço individual e coletivo, inter e multidisciplinar. Mostrar que o desenvolvimento da engenharia é resultado de conhecimentos adquiridospor sociedades do mundo todo e que foram sendo aplicados e sistematizados até alcançar grande complexidade nos dias atuais.



Objetivos da disciplina


Apresentar e discutir desafios tecnológicos e científicos através de estudos de casos, visando destacar as possibilidades e perspectivas das engenharias no futuro, sempre considerando o objetivo de construção de uma sociedade sustentávele democrática. Estimular o trabalho em equipe e a criatividade na busca de soluções para problemas práticos.



Resultados Pretendidos


Ao final dessa disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de reconhecer as diversas áreas de atuação de carreiras tecnológicas, sua evolução temporal e esteja apto a discutir os desafios contemporâneos desses profissionais. O aluno que concluir comêxito essa disciplina deverá ser capaz de compreender e discutir o papel do engenheiro e do cientista na sociedade contemporânea.



Resultados Pretendidos


O aluno deverá reconhecer as implicações econômicas, sociais e ambientais das atividades de profissionais de áreas tecnológicas para que, no futuro, possa atuar como um profissional crítico, que use seus conhecimentos na construção desoluções tecnológicas sustentáveis sob o ponto de vista econômico, social e ambiental.

Putting the pieces together

Metodologia


A disciplina será composta por aulas expositivas, aulas com exercícios práticos em grupo, seminários, trabalhos em grupo, e desenvolvimento de um projeto em equipe. As atividades serão realizadas de acordo com a abordagem interdisciplinar enfatizada noProjeto Pedagógico da UFABC. Todo o material necessário para os exercícios práticos e o desenvolvimento do projeto deverá ser obtido pelos próprios alunos, com a orientação dos professores e monitores.





Aulas e Palestras


Serão organizadas aulas com temas aderentes aos objetivos da disciplina, como: apresentação do ramo estudantil do IEEE; apresentação geral dos cursos de Engenhariaoferecidos na UFABC; apresentação de procedimentos, métodos, regras de conduta e associações relacionados à vida profissional dos engenheiros; palestra de convidado sobre tema relacionado às Engenharias (ministradas por profissionais com experiência nos tópicos escolhidos).

Aulas com Exercícios Práticos


Haverá também aulas em que serão propostos exercícios práticos para que os alunosdesenvolvam, em grupos, a capacidade de resolver desafios e propor soluções típicas para problemas e situações da vida profissional de engenheiros:


Exercício Prático 1 Exercício Prático 2



Seminários


Serão organizados Seminários ministrados pelos próprios alunos, em que serão detalhados os cursos de Engenharia oferecidos na UFABC.

Aeroespacial Gestão Energia Informação...
tracking img