Earth art

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Também conhecida como land art ou earthworks, surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 60. Firmou-se como um movimento graças e exposição Earth Works, na Dwan Galleryde Nova York, em 1968.
A earth art assumiu o meio ambiente como seu material, e coincidiu com um crescente interesse pela ecologia e conscientização da poluição econsumismo.
De certa forma pode ser considerada como uma forma de preservação, pois se um pedaço de terra for consagrado como arte ele poderá ser mantido intacto.E também um desejo de preservar não somente o meio ambiente, mas também o espírito humano.
As criações evocam explicitamente a espiritualidade dos sítiosarqueológicos como os cemitérios indígenas americanos, Stonehenge, entre outros. Nota-se a forte influencia da paisagem.
Com efeito, a earth art pode ser vista como umprolongamento do projeto minimalista, onde uns artistas confrontavam os espaços das galerias e outros com a própria terra.
Muitas de suas criações empregam alinguagem geométrica do minimalismo, seja assumindo a forma de imensas esculturas no solo ou de esculturas monumentais feitas no solo. Outras criações usam fotos diagramas outextos escritos para registrar intervenções temporárias na paisagem. Em outras criações nota-se um interesse em recuperar e reciclar o lixo.
A natureza conceituale efêmera e as localizações remotas alem da falta de manutenção das obras construídas fez com que boa parte das criações possa ser conhecida por meio da documentação,especialmente a fotografia. Essa situação vem se modificando, e estão sendo realizados esforços para preservar os locais permanentes e proporcionar melhor acesso a eles.
tracking img