Eaic 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUÇÃO DE ERGOSTEROL POR Agaricus brasiliensis EM BAGAÇO DE MAÇÃ POR FERMENTAÇÃO NO ESTADO SÓLIDO*

Mauro Narciso de Melo Sobrinho (PIBIC-UNICENTRO), Vanessa Sovrani, Najeh Maissar Khalil, Herta Stutz Dalla Santa, Osmar Roberto Dalla Santa (Orientador), e-mail: ordallasanta@yahoo.com.br.

Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento deEngenharia de Alimentos, Guarapuava, Paraná
Ciências Agrárias – Ciência e Tecnologia de Alimentos - 5.07.00.00-6

Palavras-chave: cultivo sólido, cogumelo do sol, resíduo agroindustrial.

Resumo:

Esse trabalho teve como objetivo verificar a produção de ergosterol pelo cogumelo A. brasiliensis em bagaço de maçã por fermentação no estado sólido. A quantidade máxima de ergosterol (0,78 mg/g BS)foi verificada no décimo quinto dia de fermentação. Assim, o bagaço de maçã pode ser utilizado como substrato para o crescimento de A. brasiliensis e conseqüente produção de biomoléculas que possuem a capacidade de estimular o sistema imunológico.

Introdução

O termo fermentação em estado sólido (FES) aplica-se ao processo de crescimento de micro-organismos sobre substratos sólidos sem apresença de água que não esteja absorvida ao substrato. Os substratos para FES são, em geral, resíduos ou subprodutos da agroindústria (PANDEY, 2003), materiais considerados viáveis para a biotransformação. Assim+, a FES desempenha um papel de destaque em agregar valor em resíduos sólidos, pois, devido o crescimento microbiano ocorre a síntese de diversos compostos, entre os quais alguns despertamgrande interesse para segmentos industriais e farmacêuticos, pois apresentam elevado valor comercial (PINTO et al., 2005).
Os fungos filamentosos são os micro-organismos mais adequados para a FES, onde suas hifas penetram profundamente nos espaços intersticiais do substrato e fixam-se firmemente a ele tornando difícil a separação da biomassa microbiana e sua determinação direta (MURTHY et al.,1993). Devido a essa dificuldade, as medidas indiretas são mais indicadas e baseiam-se na quantificação de componentes específicos da biomassa, tais como ácidos nucléicos, proteínas, glucosaminas e ergosterol.
Pesquisas atuais apontam o potencial do emprego do fungo Agaricus brasiliensis ou cogumelo do sol como um produto nutracêutico, denominado também de alimento funcional ou suplemento dietético(CALPIS, 2001). O consumo regular desse cogumelo promove o bem estar por estimular a homeostasia do organismo e devido as suas características pode ser usado em dietas de baixo teor calórico (WASSER; WEIS, 1999). O interesse crescente nesse fungo deve-se à presença de diferentes moléculas químicas, como os polissacarídeos e o ergosterol, ambos com importante função de estimular o sistemaimunológico. Estudos científicos indicam a atividade imunoestimulante e antitumoral do micélio de Agaricus brasiliensis produzido por FES (DALLA SANTA et al., 2009).
Estudos recentes demonstram a viabilidade de uso de bagaço de maçã particulado para o desenvolvimento do cogumelo do sol, por fermentação submersa (KEIBER et. al., 2011). Melo Sobrinho et al., (2011) relatam a influência da granulometria dobagaço de maça na produção de ergosterol por fermentação submersa. Sovrani et al., (2011) verificaram que a umidade e o tempo de cultivo foram fatores que influenciaram na produção de ergosterol pelo cogumelo do sol por FES em bagaço de maçã.
Nesse escopo, esse trabalho teve como objetivo verificar a produção de ergosterol pelo cogumelo A. brasiliensis em bagaço de maçã por fermentação no estadosólido.

Materiais e métodos

O bagaço de maçã foi obtido conforme descrito em Sovrani et al. (2011). O cogumelo utilizado foi a cepa de Agaricus brasiliensis LPB-03 depositada na micoteca do Laboratório de Cogumelos – DEALI – UNICENTRO.
A Fermentação no estado sólido foi conduzida utilizando como substrato o bagaço de maçã, sendo que a umidade inicial foi ajustada em 30%. O...
tracking img