EAD8BEATRZFERRAZ

636 palavras 3 páginas
Instituto Metodista Izabela Hendrix
Arquitetura e Urbanismo - 6º Integral
Seminário de Prática Profissional
Beatriz Ferraz Figueiredo

EAD8
O canteiro de obra deve ser levado em conta as distâncias em relação ao escritório central, aos centros fornecedores de mão de obra e de material; as condições de acesso e os meios de comunicação disponíveis.
O local do canteiro de obras deve ser primordialmente em áreas planas, evitando grandes movimentos de terra, de fácil acesso, livre de inundações, ventilado e com insolação adequada.
As edificações do canteiro de obras devem dispor de condições mínimas de trabalho e habitação, dentre elas: ventilação e temperaturas adequadas, abastecimento de água potável, instalações sanitárias com destinação dos dejetos para fossas e sumidouros, (na ausência de rede coletora), distantes de cursos d’água e poços de abastecimentos e, destinação adequada para lixo orgânico e inorgânico. Mas para a construção do canteiro deve obedecer ao disposto na legislação vigente.
Construção do canteiro: são de responsabilidade exclusiva da contratada. Quando houver o encerramento da obra, o local do canteiro deve ser completamente limpo, inclusive com serviços de fechamento de poços e fossas, retirada de entulhos, baldrames, fundações, postes, redes, etc.
Escritório: É construído conforme projeto, com sanitário, instalações para fiscalização e contratada. Mas pode haver modificações, a critério da fiscalização, para se adequar às características de cada obra.

Alojamento: Quando houver os critérios devem ser seguidos, como por exemplo, um espaço mínimo de 4,00m² por operário, uma área de 0,50m² de ventilação e iluminação por operário, um chuveiro para cada cinco operários, um sanitário e um lavatório para casa grupo de 15 operários, porém os sanitários devem ser individuais.
Refeitório: Deve-se obedecer o critério mínimo de 1,20 m² por operário e uma área de 0,20 m² de ventilação e iluminação por operário. O refeitório deve ser provido de bancos

Relacionados