Ead no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em Educação à distância – 2° edição, pág.112 atividades de aprendizagem. Marjory A. M. Barros, RU 832767. 1-Por que a implantação de diferentes modelos de EAD no Brasil aconteceu independente de uma política educacional?

A EAD no Cenário Educacional Brasileiro A Educação a distância entra no cenário educacional cada vez mais como alternativa viávelcapaz de fazer rupturas nos seus paradigmas mais tradicionais. Uma das grandes dificuldades de EAD tem a ver com sua posição de baixo prestígio no campo da educação. Tendo sido considerada por longo tempo como uma solução paliativa, emergencial ou marginal com relação aos sistemas convencionais, a EAD é geralmente vista como uma segunda oportunidade para os que não tiveram acesso ou abandonaram oensino regular. Esta percepção gera dúvidas quanto à qualidade de ensino oferecido por sistemas de EAD e tende a enfatizar os fracassos não obstante o sucesso de algumas das grandes universidades abertas européias. Esse é o desafio, não necessariamente na concorrência com modelos presenciais, mas na abertura de possibilidades e democratização de uma educação superior aberta de qualidade. Abertaem, no mínimo três olhares: democratizando o acesso, oferecendo opções que incorporem tecnologias de informação e comunicação e ofertando flexibilidade de o aluno buscar e desenhar seu itinerário de formação profissional de nível superior de acordo com suas necessidades e demandas locais e regionais. "Os especialistas neste campo reconhecem que a distinção entre ensino 'presencial' e ensino adistância' será cada vez menos pertinente, já que o uso das redes de telecomunicação e dos suportes multimídia interativos vem sendo progressivamente integrados às formas mais clássicas de ensino."

2, Que razões explicam a intensificação de uma política educacional para a modalidade a distancia apenas na primeira década do século XXI.

A organização escolar no Brasil colônia está estreitamentevinculada à política colonizadora dos portugueses. Entre as diretrizes básicas da política ditada por D. João III, com relação às terras colonizadas, encontra-se uma referente à conversão dos indígenas à fé católica pela catequese e pela instrução. No Brasil, até 1967, a educação escolar inicial era conhecida como ensino primário e compreendia os quatro primeiros anos de escolarização. A partir da Leinº 5.692/71, atendendo a mudança constitucional de 1967 que amplia para oito anos o ensino primário obrigatório, agrupou-se os antigos cursos primários e ginasiais sob a denominação de ensino de Primeiro Grau, que, por sua vez, foi rebatizado pela Lei nº 9.394/96 como Ensino Fundamental em relação às terras colonizadas, encontra-se uma referente à conversão dos indígenas à fé católica pelacatequese e pela instrução. É em cumprimento a essa diretriz que chegam ao Brasil em 1549, junto com o primeiro Governador Geral Tomé de Souza, quatro padres e dois irmãos jesuítas chefiados por Manuel da Nóbrega. Estava lançado o gérmen da estrutura educacional que sobreviveria por toda a colônia, passando pelo império até os albores da república. Essa estrutura se caracterizaria por um ensino distanteda realidade da colônia. Um ensino humanístico destinado a dar cultura geral básica para a elite, sem preocupação de qualificação para o trabalho. Até porque a educação não representava muito na construção da sociedade que nascia. As poucas atividades produtoras não exigiam preparo educacional, quer do ponto de vista da administração, quer do ponto de vista da mão-de-obra. Em decorrência disso, oensino foi posto à

margem, sem utilidade funcional para uma economia fundada na agricultura rudimentar e no trabalho escravo. (ROMANELLI, 1982). Se quisermos compreender as reformas educacionais tomadas pelo atual governo federal relativas ao ensino fundamental nos últimos anos, não basta inserir informações empíricas desse período em um quadro teórico anteriormente elaborado. Para...
tracking img