Ead - educação a distância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A conexão entre a Ead e as tecnologias de informação e comunicação (TIC)



Atualmente os recursos usados na educação são diversos, os professores podem utilizar os métodos tanto para aulas presenciais quanto para aulas a distância. Aulas interativas, num mundo sem barreiras geográficas ou culturais, ou mesmo de idiomas. Aproximando cada vez mais as pessoas para que tenhamos mais tempo paradescobrir outras coisas, culturas e métodos diferentes dos nossos. O uso de mídias digitais podem tornar o curso mais interessante, que pode ser usado para descobrir novas descobertas através das pesquisas.

Educação a distância requer ler, participar, e desenvolver o senso de análise, autonomia e dedicação. Se não criar uma motivação e autonomia, acaba ficando esquecido e desinteressante oestudo.

Lado positivo da educação a distância: o aluno pode estar conectado com aulas de vários cursos, e diferenças culturais. Não precisa de deslocamento.

E um lado que impacta o desenvolver desse tipo de estudo, é que é difícil manter e acompanhar um material didático atualizado sempre, e ausência de vínculos entre as pessoas, ao contrário do presencial que há uma constante troca deinformações, e da diversidade de encontros, e de intercâmbios e de encontros e percepções muitas vezes casuais, em que na Ead torna-se diferente, já um modelo programado e final para aquele objetivo que se quer atingir.

A partir do momento em que estamos falando de um meio digital na aprendizagem e módulos já planejados, não quer significar que professor e aluno mesmo estando em ambiente diferenciadonão possam se interagir e se comunicar, os meios eletrônicos permitem essa prática. Mas na Ead fica enriquecedor devidamente por causa disso, mescla programas preparados, comunicação entre aluno e mestre on line, e outras vezes eles interagem em tempos diferenciados de acordo com a necessidade por emails ou forums, alem de fazer pesquisas ou tirar dúvidas, tudo isto contribuindo com a sua autonomiae formação.
















A Ead foi também uma solução descoberta como forma de inclusão para aqueles que não tempo de estudar ou que começaram a vida profissional cedo para contribuir com o orçamento familiar, como se estivesses muitas vezes resgatando o tempo perdido, ou se aprimorando de uma foma rápida e eficiente. O que importa é o deslocamento e movimentos das informaçõese não como antes, o deslocamento do aluno, de uma forma física.


Se os educadores fizerem uso de recursos de novas tecnologias aliados a seu conhecimento e formação pedagógica, e aproveitarem o que há de melhor dentro desses aspectos formarão um eficaz e proveitoso processo educacional, onde interaja-se meios de comunicação como tv, Internet, rádio, alem de outros formatos impressos comojornal e as práticas e tarefas educacionais. Numa educação a distância não só um professor fica responsável pelo aluno, e sim um conjunto de informações, processos tecnológicos e interativos, uma equipe de educadores e monitores, que vão se tornar importantes na vida do estudante.
Um modelo mais coletivo na educação a distância seria muito enriquecedor de trocas de informações de alunos/ professorescontribuindo com a evolução cultural e de aprendizagem, ao contrario do modelo ainda como individual/ virtual existente. Isto vai de acordo com a área de interesse e pesquisa, ou para se conectar a outras especializações de difícil acesso. É importante avaliar quais tipos de cursos ou aprendizagens que poderemos fazer em Ead, e em outras formações será necessário o presencial ou parte dele, deacordo com a necessidade em interação e compartilhar vivências, idéias e trocas. O acesso a Internet nos proporciona estar ligado diretamente ao mundo, e a educação pode aproveitar esse lado para compartilhar de um universo rico e digital para concretizar modelos de educação variados e suas diversas finalidades. O que o curso e seus métodos tem de se preocupar e acompanhar seria como está sendo...
tracking img