EA2 Matriz Atividade Individual Peme Cassio

734 palavras 3 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: Pesquisa Qualitativa
Atividade: unidade 5 – tela 5.2.2 - fórum B – produção da tarefa individual
Título: Pesquisas de Mercado no ambiente virtual
Aluno: Cássio
Disciplina: Pesquisa de Mercado e o SIM
Turma:
Introdução

As rápidas mudanças tecnológicas que aconteceram na última década obrigaram as organizações a mudar a sua forma de olhar e capturar as informações dos consumidores.
Para tentar acompanhar esse movimento novos departamentos “virtuais” começaram a surgir nas organizações como por exemplo: Mídia Digital, E-commerce, Big Data, Analytics, Cloud Architect, etc. Além de disciplinas tradicionais como Pesquisa de Mercado terem que se reinventar. Esse novo consumidor está acessando produtos e serviços de uma forma mais digital e manifestando suas opiniões e desejos em blogs, redes sociais e sites especializados. São consumidores mais práticos, tecnológicos e ao mesmo tempo, mais vulneráveis a mudar de marcas, dado a quantidade de informações disponíveis. Em questões de minutos é possível descobrir o melhor preço de um produto em centenas de lojas virtuais, como é o caso do site Buscapé (www.buscape.com.br ). Com isso, as metodologias tradicionais usadas para conhecer seu cliente ou prospect acabaram se tornando obsoletas e ineficientes.
A disciplina de Pesquisa de Mercado teve que se adaptar. Usar o ambiente virtual como universo de pesquisa tornou-se uma ferramenta poderosa para desenhar novas estratégias ne negócio nas organizações. Essa nova abordagem traz também novos desafios, que veremos nos próximos itens dessa atividade.

Credibilidade da pesquisa de mercado no ambiente on-line

Ao mesmo tempo que o comportamento virtual dos consumidores gera uma enorme quantidade de dados a serem lidos e interpretados, existe também um problema na credibilidade da informação publicada. Qualquer site ou empresa consegue, hoje em dia, realizar uma pesquisa sobre um determinado tema

Relacionados