DÉBORA LOURINHO PINHEIRO

3398 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS (UNA-SUS) – NÚCLEO CEARÁ
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA

A relação das principais comorbidades crônicas e síndromes geriátricas com a depressão na qualidade de vida da pessoa idosa.

Débora Lourinho Pinheiro¹ Elidihara Trigueiro Guimarães²
RESUMO

Este estudo investigou a associação entre as principais comorbidades crônicas e síndromes geriátricas com a depressão na qualidade de vida em idosos no CAPS do município de Trairi, Ceará. As pessoas estudadas constituíram uma amostra de 36 (trinta e seis) idosos atendidos, a maioria deles apresentaram pelo menos duas patologias crônicas e a depressão foi predominante. Foi observado que a incapacidade do idoso de alterar o meio físico e social deixaram neles uma sensação de fracasso. Atribuído esse fracasso as suas deficiências os idosos foram acometidos de sensação de ineficácia as quais o levaram a uma depressão. Isso dependeu de como os idosos enxergaram sua vida: se viram apenas perdas e declínio ou se enxergaram as reservas que ainda tinham. Assim quanto maiores foi o senso de controle pessoal, a capacidade de decisão e comando, mais intensos foram os sentimentos de satisfação; quanto menores maiores as possibilidades de depressão, preocupação e desamparo. Esse trabalho versa como pesquisa quantiqualitativa. Os idosos que apresentaram mais comorbidades clínicas e síndromes geriátricas tiveram uma menor qualidade de vida, enquanto os que possuíam uma vida mais ativa e independente evidenciaram uma qualidade de vida melhor.

Palavras-chave: comorbidades, depressão, síndromes.

ABSTRACT

This study investigated the association between major chronic comorbidities and geriatric syndromes with depression on quality of life among the elderly in CAPS in the city of Trairi, Ceará. The people studied were a sample of 36 (thirty six)

Relacionados