Dâmocles (democles)

344 palavras 2 páginas
Dionísio, monarca de Siracusa, a cidade mais rica da Sicília, vivia num palácio cheio de requinte e luxo, atendido por por criados que lhe satisfazia todas as vontades. Naturalmente, por ser rico e poderoso, muitos invejavam sua sorte. Dâmocles, um de seus amigos, frequentemente falava da sorte de Dionisio, supondo que ele era o homem mais feliz do mundo, usufruindo de tanta mordomia.

Certo dia Dionísio percebendo a inveja do amigo, propôs que ele ocupasse seu lugar por um dia, usufruindo totalmente de tudo o que lhe era oferecido. Logo o amigo pensou como seria maravilhoso ter toda aquela riqueza, desfrutar de todos os prazeres, sem se preocupar com nada. E assim, Dionísio lhe entregou o trono por um dia.

No dia seguinte, Dâmocles chegou ao palácio onde criados colocaram-lhe a corôa de ouro sobre a cabeça; sentou-se à mesa de banquetes e logo foi servido com uma maravilhosa refeição, vinhos, frutos, doces e tudo o que desejasse. Lindas flores, musica e perfumes preenchiam os espaços. Dâmocles recostou-se nas almofadas e quando olhou para cima, não se sentiu o homem mais feliz do mundo.

O sorriso fugiu-lhe dos lábios e o rosto empalideceu. Suas mãos estremeceram. Esqueceu-se da comida, do vinho, da música. Acima de sua cabeça pendia uma espada, presa por um único fio. A lâmina brilhava apontando diretamente sobre si. Seu único desejo era sair logo dali. Quis se levantar, mas teve receio de que seu movimento fizesse a espada cair. Perguntou ao rei se ele tinha visto o eminente perigo daquela espada. O rei Dionísio respondeu:

- É claro que vejo-a todos os dias. Está sempre pendendo sobre minha cabeça e há sempre a possibilidade de alguém ou alguma coisa partir o fio. Um dos meus conselheiros pode ficar enciumado do meu poder e tentar me matar. As pessoas podem espalhar mentiras a meu respeito, para jogar o povo contra mim. Pode ser que um reino vizinho envie um exército para tomar-me o trono. Posso tomar uma decisão errônea que leve à minha

Relacionados

  • 02 A Maldi O De Shay
    61686 palavras | 247 páginas