Duto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.Principais Características
A importância relativa de cada modal pode ser medida em termos de volume de tráfego,quilometragem do sistema, receita e natureza da composição do tráfego. A tonelada-quilômetro (tkm) é a medida padrão da atividade de frete que considera o peso medido emtoneladas e a distância medida em quilômetros da movimentação, é calculada multiplicando-se o numero de toneladaspelo numero de quilômetros para cada viagem. No caso dodutoviário, além da medida metro cúbico, adequada a gases e líquidos, que são as cargas mais freqüentes em dutos, usaremos também o tkm para comparar este modal aos demais.
A natureza de uma dutovia é singular se comparadaaos outros modais de transporte. Os dutos operam24 horas, sete dias por semana com restrições defuncionamento apenas durantemanutenção emudança de produto transportado. Ao contrário dosoutros modais, não existe um veículo vazio aretornar uma vez que, dos quatro elementos dotransporte – a via, a unidade de transporte, aunidade de propulsão e o terminal – a dutovia em sicombina três deles: somente o terminal (tanque dearmazenagem, por exemplo) é separado.
Os dutos são os que apresentam maior custo fixo e omenor custovariável entre todos os modais. O altocusto fixo resulta do direito de acesso, da construção, da necessidade de controle das estaçõese da capacidade de bombeamento.
A área que precisa ser desapropriada para a construção, chamada de faixa de servidão, é umdos responsáveis pelo elevado custo fixo. O Gasoduto Brasil-Bolívia por exemplo, comextensão de 2.593 Km somente no lado brasileiro, tem umafaixa de servidão de 20 metros.
Como os dutos não necessitam de mão-de-obra intensiva, o custo operacional variável é baixoapós a construção. Outro item relevante do custo variável é o monitoramento via satéliteusado, por exemplo, pela TBG.
Uma desvantagem clara é que os dutos não são tão flexíveis (quanto à rota de distribuição) esão limitados quanto às mercadorias que podem transportar: somenteprodutos na forma degás, líquido ou mistura semifluida.
Experiências relacionadas à movimentação de produtos sólidos na forma de misturasemifluida ou de suspensão hidráulica continuam a ser feitas. Os dutos de mistura semifluidade moinha de carvão tem sido comprovados como um modo eficiente e econômico para otransporte desta commodity em longas distâncias.

As vantagens do modal dutoviário são:1. por ser a dutovia a própria unidade de carregamento, não há necessidade de se usarembalagens de transporte;
2. não existe o problema da viagem de retorno para equacionar, bem como o processonão sofre influencia do congestionamento ou dificuldades físicas a transpor, como porexemplo longas zonas áridas ou congeladas;
3. é um meio de transporte que demanda pouca mão-de-obra;
4. emgeral a segurança nas dutovias é superior à de outros modais, sendo assim indicadapara o transporte de produtos perigosos como etileno ou GLP.
5. baixo custo de operação;
6. independência em relação às condições do tempo na sua operação
7. função de armazenagem em conseqüência do seu longo tempo total de trânsito

As desvantagens são:
1. necessidade de grande investimento emcapital;
2. inflexibilidade quanto à rota de distribuição. Uma vez fixados os dutos, sua posiçãonão é fácil de alterar. Por este motivo, é adequado a produtos que mantenham suademanda restrita a pontos fixos.
3. não é adequado ao transporte de mercadorias que estejam sujeitas a mudanças depadrão de carregamento;
4. seu uso só pode ser estendido a certos grupos de mercadorias dentro de ummesmoduto. Embora seja tecnicamente possível
5. separar um produto de outro sem que eles semisturem durante o transporte, não é aconselhável usar um mesmo duto para carregarparafina e depois leite, por exemplo.

3.Produtos Transportados
As dutovias transportam gases, líquidos e misturas semifluidas. E são mais adequados aotransporte de mercadorias produzidas em processos de fluxo contínuo...
tracking img