dusjd

975 palavras 4 páginas
Cultura e Natureza
Cultura: É a forma que o homem se relaciona entre si, com a natureza e com os seres sobrenaturais. No sentido pessoal, não é evolucionista. Natureza (comida) cultura (etiqueta). Tudo o que é universal no homem depende da ordem da natureza (sorriso, tossir) e se caracteriza pela naturalidade e espontaneidade.
O que está ligado a uma norma ou convenção pertence à cultura (monogamia). Uma criança nasce só com instintos de ordem da natureza. (antropologia cultural)

Expressão dos sentimentos naturais e a cultura. Adoção da Cultura
Se estabelece de forma consciente ou inconsciente, entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social. “Despertos eles dormem” A cultura e uma escolha involuntária, ela e uma imposição.
ASSIMILAÇÃO CULTURAL
Processo pelo qual o individuo assimila os valores, normas e as expectativas sociais de uma sociedade ou grupo. Pode ser de forma pacifica, inconsciente, violenta e consciente.
Cultura
Os grandes sentimentos são, efetivamente universais: amor, ternura, afeição, ódio, respeito e desprezo. Estes sentimentos são mais exibidos ou inibidos, dependendo da cultura (Bahia e Europa).
Cultura consiste então em língua, ideias, crenças, costumes, códigos de conduta, instituições, ferramentas, técnicas, rituais, arte, símbolos e outros.

Cultura e Natureza
A cultura não se torna mais uma necessidade individual, mas coletiva. Uma geração a transmite a outra sem estar consciente do processo todo. Usa-se porque parece natural. (leitura). Cultura é uma jaula flexível e invisível dentro da qual se exercita a liberdade condicionada de cada um. (Carlo Ginsburg).
“Os padrões culturais não são eternos. Dias virão que as pessoas que pensam como nós vão se ausentado, e nossos valores mais caros lhes parecerão dissonantes. (Ecléa Bosi) Sociedades culturais são “nuvens de poeira” dentro da macroscópica da irreversibilidade do tempo. Cultura material e Imaterial
Exemplo: No futebol, a cultura material são as

Relacionados