durkmeir

725 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS JEFFERSON DE MACEDO
RESENHA: O DIREITO DE DECIDIR
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. P.19-34.
O autor Alberto Tosi Rodrigues nasceu em Ibitinga, estado de São Paulo, formou-se em Ciências Sociais na UNESP de Araraquara e fez seu mestrado e doutorado em Ciência Política na UNICAMP, trabalhou como professor na Universidade Federal de Espírito Santo. Publicou apenas três livros e alguns artigos logo morreu muito cedo, aos trinta e oito anos de idade.
Durkheim afirmava que o indivíduo é visto de maneira isolada, não pode ser considerado objeto ideal, sendo, portanto, um elemento inadequado, criando um novo sistema científico e moral. Por outro lado, propagou-se a crença de que a vida coletiva não era apenas um somatório da vida dos indivíduos, mas, apresentava-se mais distinta e mais complexa.
Em algumas de suas obras como as regras do método sociológico, de 1895, Durkheim afirma que “espera ter definido exatamente o domínio da sociologia, domínio esse que só compreende um determinado grupo de fenômenos sociais”. Também estabeleceu os objetivos e objetos da sociologia, afirmando que não existe sociedade na qual o sistema de educação não apresente um duplo aspecto o de ser ao mesmo tempo, uno e múltiplo. Para Durkheim a sociedade e como o “corpo vivo” em que cada órgão cumpre uma função, onde o Estado teria a função do cérebro, o qual elaboraria as representações coletivas que aperfeiçoem a solidariedade. Para ele, todas as partes do corpo social teriam uma função e não existiriam hierarquias entre as diferentes acarretando em uma sociedade harmônica, já que a educação não era a mesma para todas as classes sociais e para todas as regiões, a qual os que fossem

Relacionados