Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura

Título: UM TOQUE DE CLÁSSICOS

Autor: MARX, DURKHEIN e WEBER

Indicado para: Fund. Sócios- Antropológicos e Educação Física

Acadêmico: Diego Alexander de Arruda SilvaRESUMO

Karl Marx com suas formulações as quais abordavam a vida social principalmente da sociedade capitalista provocaram bastante impacto no meio dos intelectuais da época. Grande defensor doIluminismo Marx acreditava que a razão aparecia como um instrumento que apreendia a realidade e construção de uma nova sociedade mais justa.

Na Europa surge uma nova abordagem para inicio de uma novadimensão bem mais real e povoada de substancias. A filosofia de Friederich Hegel, pensador alemão defendia que tudo que é racional é real e a realidade histórica acaba desenvolvendo enquanto umamanifestação da razão num processo de auto-superação desenvolvido pelo conflito e pela contradição. O auto-controle também recebe uma perda por parte dos seres humanos, subjugados pela sua própria criação coma preocupação apenas da riqueza da vida material. Após sua morte seus pensamentos foram seguidos ate certo ponto e assim deu-se a origem a duas novas tendências uma conservadora de direita e outra deesquerda a qual era formada por Marx e Engels. Após não se deixarem se seduzirem pelas teses de Feuerbach que foi hegeliano de esquerda, porém a teoria marxista articula a dialética e o materialismosob uma perspectiva histórica negando assim o idealismo hegeliano e também o materialismo dos neo-hegelianos, com questionamentos do materialismo feuerbachiano por parte de Marx e Engels, onde os doisdefendiam que a alienação associa-se às condições materiais de vida e somente a transformação do processo de vida real, por meio da ação política, poderia extingui-la.

Para muitas vezes atender assuas carências os seres humanos buscam produzir novos meios, e assim criam e recria com um processo o qual e transformado a cada geração, assim Marx afirma que por meio da interação tanto com a...
tracking img