Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EUTROFIZAÇÃO!!
Este fenômeno ocorre quando os fertilizantes e outros nutrientes entram nas águas paradas de um lago ou em um rio de águas lentas causando um rápido crescimento de plantas superficiais, especialmente das algas.
       Esses poluentes orgânicos constituem nutrientes para as plantas aquáticas, especialmente as algas, que transformam a água em algo semelhante a um caldo verde,fenômeno também conhecido por floração das águas. À medida que essas plantas crescem, formam um tapete que pode cobrir a superfície, isolando a água do oxigênio do ar, com isso ocorre a desoxigenação da água.
       Pode parecer incoerente, afinal, as algas são seres que produzem o oxigênio durante a fotossíntese assim, a quantidade de oxigênio deveria aumentar e não diminuir. De fato, as algas liberamoxigênio, mas o tapete superficial que elas formam faz com que boa parte desse gás seja liberado para a atmosfera, sem se dissolver na água. Além do que, a camada superficial de algas dificulta a penetração de luz. Sem o oxigênio, os peixes e outros animais aquáticos virtualmente desaparecem dessas águas.

Eutrofização Natural Resulta da descarga normal de nutrientes contidos nos solos e quesão levados pelas chuvas que lavam
a superfície terrestre, além de outros mecanismos naturais (ação de animais, etc.).
Eutrofização Artificial Também chamada de eutrofização acelerada, cultural ou antrópica, é decorrente do lançamento nos
corpos d'água de cargas pontuais de efluentes industriais e domésticos ricos em compostos sintéticos (sobretudo os fosfatados)
e orgânicos, bem como de cargasdifusas provenientes da água de drenagem de áreas cultivadas, contendo adubos químicos.
Esse é o processo que mais comumente ocorre no mundo inteiro.

Processo relacionado ao excesso de nutrientes que afeta lagos, lagoas e outros lugares em que a água se acumula. No decorrer da eutrofização, a qualidade da água se deteriora até o ponto de tornar-se imprópria para consumo humano. Lagos e riosficam com mau cheiro e impedem a existência de peixes e outros animais. Alguns lagos e lagoas são naturalmente eutróficos. Mas o despejo de lixo tornou eutróficos muitos rios e lagos.

Peixes mortos em rio de Simes Filho, Bahia, devido à eutrofização causada por frigorífico.
Como Ocorre a Eutrofização. Rios e lagos sustentam um ciclo natural de processos vitais. As bactérias decompositorasdesintegram os resíduos eliminados pelos peixes, liberando substâncias nutrientes, tais como dióxido de carbono, nitratos e fosfatos. As algas alimentam-se desses nutrientes. Os peixes, por sua vez, comem as algas. Quando esse ciclo se acha equilibrado, cada membro do ciclo sustenta os outros.
O homem rompe o equilíbrio, quando polui a água com um excesso de nutrientes. As algas proliferam acima dacapacidade de consumo dos peixes. Espessas camadas de algas espalham-se sobre a superfície da água. A parte inferior dessas camadas não pode obter a luz de que as algas necessitam para a fotossíntese. Por isso, essas algas não tardam a morrer e a se decompor, num processo que consome enormes quantidades de oxigênio da água.
Quando o teor de oxigênio da água se torna insuficiente para asobrevivência, peixes e outros animais aquáticos morrem. Sem oxigênio, as bactérias decompositoras são impedidas de atuar e há uma acumulação de resíduos. As plantas e peixes mortos e outros resíduos descem para o fundo da água e formam uma camada de lodo mole. À medida que o lodo do fundo vai-se tornando cada vez mais espesso, a profundidade do lago ou lagoa vai-se reduzindo. Em certos casos, a lagoa podeencher-se de lodo e transformar-se em um pântano.

Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
O problema da eutrofização tem como ponto...
tracking img