Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO............





ÉMILE DURKHEIM



Introdução



Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris,capital francesa, em 15 de novembro de 1917.

Descendente de família judia optou por não seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua família. Mais tarde declarou-se agnóstico. Iniciouseus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, indo depois para a Alemanha.

É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna. É amplamente reconhecidocomo um dos melhores teóricos do conceito da coesão social.






































Émile Durkheim integra o grupo de cientistassociais considerados fundadores da sociologia. Em 1893 ele publicou sua tese de doutoramento, intitulada De la Division du Travail Social, estudo em que aborda a interação social entre os indivíduos queintegram uma coletividade maior: a sociedade. .
Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, está baseada num grau deconsenso entre os indivíduos que ele designa de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.


1 Solidariedade mecânica


Asolidariedade mecânica prevalece naquelas sociedades ditas "primitivas" ou "arcaicas", ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Nestas sociedades, os indivíduos que a integramcompartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo, essa correspondência de valoresassegura a coesão social.


2 Solidariedade orgânica


A solidariedade orgânica é a do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da...
tracking img