Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES
1) Durkheim afirma,em seu livro As regras do método sociológico:
Existem,pois,espécies sociais pela razão por que existem espécies em biologia.Estas,com efeito,são devidas ao fato deque os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.(p.81)
Que características da escola positiva podemos encontrar nesse texto

Como ospositivistas, Durkheim procura ver nas sociedades manifestações de um organismo em evolução. Os conceitos de espécie, organismo, unidade anatômica demonstram a influência das ciências “biológicas” sobre suateoria.

2) Denfendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência,Durkheim afirma: “O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade cientifica”. (p.31)
Para Durkheim, a verdadeiraciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista Por quê
Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas
atrapalham a apreensão da realidade.


3)Quais ascaracterísticas dos fatos sociais para Durkheim?

São 3 as características básicas que distinguem os fatos sociais:
Coerção: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos levando-os aconformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente de sua vontade e escolha. Essa coerção social, é garantida por instrumentos de controle denominados “ “Sanções”- estas se apresentam deduas formas: sanções legais e sanções espontâneas.
Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreensão por parte da sociedade a qual punirá seu transgressor. Ex: multa,prisão, etc.
Espontâneas: caracterizam-se pela adoção de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivíduo é punido socialmente por meio de ações espontâneas rejeitando explicitamente ocomportamento inadequado. Ex: vaia, humilhação, etc.
Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivíduo independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, sendo assim, exterior ao...
tracking img