Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão do Trabalho Social 1893. Durkheim escreveu De Ia división du travail social em 1886, à época em que se realizava, na Europa, toda potência produtiva trazida da Revolução Industrial. Seu livro não se destinava, no entanto, apenas ao elo- gio dos feitos da burguesia inglesa, francesa e da inte- lectualidade que ordenava politicamente esse processo produtivo. Apontava, ao contrário, para anecessidade de se transformarem as concepções que predominavam sobre os acontecimentos sociais, derivadas da teoria evolucionista de Spencer. Do positivismo uni- versalizante de Comte e do direito coercitivo, mais que normativo de então.
Fonte: http://www.webartigos.com
As Regras do Método Sociologico 1895. Para Durkheim o indivíduo, de maneira isolada, não pode ser considerado ideal para oestudo da Sociologia, elemento inadequado para o estudo e a compreensão apropriada do conceito de “fato social”. O que interessa à vertente durkheimiana é o enfoque do indivíduo inserido em uma realidade social objetiva que, encontrando-se acima dele, caracteriza-se por ser grupal e, coletivo.
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/sociology/1807868-regras-

O suicídio 1897. SegundoDurkheim, só pode haver tipos diferentes de suicídios se as causas a que estão ligadas sejam diferentes, ou seja, para que cada uma tenha uma natureza própria, é necessário que tenha também, condições de existência que lhe seja específica. “ Em resumo, a nossa classificação, em vez de morfológica, será, logo à primeira vista, etiológica. Não se trata, aliás, de uma inferioridade, pois penetra-semuito mais na natureza de um fenómeno quando se conhece a causa do que quando se conhece unicamente as características, mesmo essenciais.”(Durkheim,pag.145).
No entender do autor não existe nenhuma relação constante entre a neurastenia e a taxa social dos suicídios, pois este acto que põe fim à vida apenas pode ser compreendido através de uma análise sociológica. É a partir da constituição moralprópria de cada sociedade que poderemos apurar os factos que levam os suicídios a terem taxas mais altas em diferentes épocas do ano, a variarem consoante o estado civil do indivíduo, da idade, sexo, etc.
Fonte: notapositiva.com/superior/sociologia/teoriassociologicas/suicidio.
As Formas da Vida Religiosa 1912. Durkheim se propõe analisar e explicar a religiãoprimitiva com o intuito de divisar mais claramente a natureza religiosa do ser humano, em seu aspecto essencial e permanente.
A religião primitiva é diferente das formas mais elevadas do pensamento religioso, mas não é irreligião. Ela pertence ao real e o exprime. Por detrás das aberrações contidas na manifestação religiosa primitiva, esconde-se alguma necessidade humana, individual ou coletiva.Assim, não há religião falsa, todas são verdadeiras a seu modo, sendo igualmente religião.
Por razões de método, deve-se tomar para estudo a religião primitiva: é preciso começar pelo mais simples e, gradativamente, chegar ao mais complexo.

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1650797-emile-durkheim-criador-da-sociologia/#ixzz1KAaenrmI

Educação Moral 1902. Durkheim acreditavaque a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo: "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida. Nessa concepção durkheimiana, também chamada de funcionalista — as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo,de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana: "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios — sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento — que balizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela".
Fonte:...
tracking img