Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1569 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Para Durkheim, quais eram os objetivos da Sociologia?
Compreender o funcionamento da sociedade capitalista de modo objetivo para observar, compreender e classificar as leis sociais, descobrir as que são falhas e corrigi-las por outras mais eficientes. A sociologia entende-se como fato social, fenômenos que se dão no interior de uma sociedade, certa generalidade e algum interesse social. Comoobjetivo, a sociologia para a sociedade é algo exterior e prevalece sobre os indivíduos, ele afirma que os fatos sociais deveriam ser tratados como coisas.
2)Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na analise dos fatos sociais?
É preciso, para o sociólogo, que ele guarde seu lado sentimental pessoal, e entre em relação aos acontecimentos a seremestudados, pois nada têm de científico e pode distorcer a realidade do fato
3)Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais ?
Devemos buscar a origem primeira de todo processo social de alguma importância na constituição do meio social interno.
Meio social interno e a família, grupo da escola, por ambiente em que a pessoa se desenvolve. A interação entre a pessoa eo meio ambiente representa a dinâmica da vida. E um processo de ação e reação a estímulos positivos ou não e oque serão responsáveis por despertar ou broquei das potencialidades da pessoa .
pensa social e qualquer mudança ou interação social em que e possível destacar uma qualidade ou direção continua ou constante. Produz aproximação ou afastamento.

4)Na visão de Durkheim, como podemosdescreve um fato social?
Para Durkheim fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores, dotados de um poder coercitivo e compartilhados coletivamente. Variam de cultura para cultura e tem como base a moral social, estabelecendo um conjunto de regras e determinando oque e certo ou errado, permitido ou proibido. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos,constituem uma espécie nova de fatos.

5)Durkheim considerava a generalidade elemento essencial do fato social. Procure em jornais três fatos sociais segundo estes critérios.

6)o crime, para Durkheim, e um fato social normal ou patológico? Por quê O crime, para Durkheim , é um fato social normal ou patológico? Por quê? Discorra sobre o fato de que o aumento vertiginoso da criminalidade noBrasil, nos últimos anos, permite ainda classificar o crime como fato social normal.
Durkheim denomina patologia social. Por outro lado, os problemas sócias podem se ter, sua origem também na ausência de regras o que por sua vez se caracteriza como anomia.
Frente a patologia social
7)Defina o que é Solidariedade Mecânica e Orgânica para Durkheim.
solidariedade mecânica e a solidariedade porsemelhança.
os membros as sociedade em que domina a solidariedade mecânica estão unidos por laços de parentesco, religião, tradição ,costume.
Solidariedade orgânica: solidariedade por dessemelhança. Grande interdependência entre os indivíduos como resultado da acelerada divisão do trabalho. Essa interdependência e o principal elo de união social.
Tendência a uma maior autonomia individual, pelaespecialização de atividades.

8)Sobre certos sentimentos que eram até então considerados inatos aos seres humanos – como amor filial , piedade , ciúme sexual , Durkheim afirma que eles não são encontrados em todas as sociedades . “ Tais sentimentos resultam então da organização coletiva , em vez de constituírem a base dela .”(As regras dos métodos sociólogos ).
a)Podemos Durkheim os sentimentoshumanos são frutos da coerção? por que?
Os sentimentos inatos não seriam fruto da coerção social, mas a forma como os tomamos e lidamos são frutos da educação, da moral e dos costumes de uma sociedade
b)O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato ao homem e parte de sua natureza
b)o que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato ao homem e...
tracking img