Introdução 

Durkheim é apontado como um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia, embora Comte possa ser considerado o pai por tê-la batizado. Foi o fundador da escola francesa de sociologia. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da “coesãosocial”. Explicava os fenômenos religiosos a partir de fatores sociais e não divinos.
Em conjunto com seus colaboradores, Durkheim emancipou a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta novaciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia.
Durkheim desenvolveu, durante seus estudos, dois de seus principais conceitos: a Instituição Social e a Anomia. Baseados emque a sociedade é um todo integrado. Refletindo sobre a importância da dependência entre os membros da sociedade, foi desenvolvido o Funcionalismo. Foi influenciado de forma significativa na tentativa de buscar a cientificidade no estudo das humanidades.
Seu principal trabalho é nareflexão da “consciência seletiva”.

Desenvolvimento
A educação desempenha uma importante tarefa na conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos.
Uma vez identificados e caracterizadosos fatos sociais, a preocupação de Durkheim dirigiu-se para a conduta necessária ao cientista, a fim de que seu estudo tivesse realmente bases científicas. Para Durkheim, como para todos os positivistas, não haveria explicação científica se o pesquisador não mantivesse certa distânciae neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise. Foi preciso que o sociólogo deixe de lado seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois eles nada têm de científico e podem distorcer a realidade dos [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 05). Durkheim - a contribuição de durkheim para a sociologia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Durkheim-a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-De-Durkheim/24934.html

MLA

"Durkheim - a contribuição de durkheim para a sociologia" TrabalhosFeitos.com. 05 2011. 2011. 05 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Durkheim-a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-De-Durkheim/24934.html>.

MLA 7

"Durkheim - a contribuição de durkheim para a sociologia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2011. Web. 05 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Durkheim-a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-De-Durkheim/24934.html>.

CHICAGO

"Durkheim - a contribuição de durkheim para a sociologia." TrabalhosFeitos.com. 05, 2011. Acessado 05, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Durkheim-a-Contribui%C3%A7%C3%A3o-De-Durkheim/24934.html.