Dureza e embutimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ENGENHARIA MECÂNICA-ELÉTRICA

RELATÓRIO EXPERIMENTAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS
Prof. Ms. Francisco Merlo

2012

NOME RA
Danilo Hitoshi Shirata 20224054
Igor M. Bruno dos Santos 20233267
Kaio Rodrigues de Sá 20242994
Ricardo Bastos Silva 20240508
Renan Fabiani20052678
Wagner Irineu Filho 20078784

LABORATÓRIO 2

Ensaio de Dureza e Embutimento

2012
RESUMO
Com uma indústria moderna cada vez mais competitiva, o conhecimento das matérias primas tornou-se um fator de grande relevância para os projetos mecânicos. Usar o material adequado para a fabricação de um componente, garante não apenas queo mesmo estará dimensionado e não falhará, mas também que o projeto poderá ser realizado utilizando-se um material que proporciona reduções de custos para a fabricação, tornando o item mais competitivo no mercado. Este trabalho propõe um estudo de um importante ensaio mecânico que é o ensaio de dureza Rockwell. Para o ensaio, explicitam-se os objetivos, normas, aparelho e forma de execução doensaio.
INTRODUÇÃO
Em um projeto de engenharia, seja ele de grande ou pequeno porte, é de suma importância o conhecimento do comportamento do material empregado no projeto, isto é, suas propriedades mecânicas, em diversas condições de uso. Estas condições de uso envolvem uma gama de variáveis, tais como a temperatura, tipo de carga aplicada e sua freqüência de aplicação, desgaste, deformabilidade,atmosfera corrosiva, entre outros. Para que o engenheiro projetista possa ter êxito em seu trabalho, é imprescindível que o mesmo tenha em mãos os parâmetros de comportamento dos materiais empregados no projeto. Tais parâmetros podem ser obtidos pelos ensaios mecânicos. Apesar de existirem tabelas com os valores de propriedades dos materiais utilizados na engenharia, é importante que osengenheiros tenham conhecimento da metodologia da execução dos ensaios, bem como o que significa cada parâmetro. Portanto, devem-se conhecer os fundamentos básicos relativos a cada ensaio mecânico. Com este objetivo, serão descritos nessa seção, o ensaio mecânico mais relevante para os materiais empregados na engenharia mecânica e elétrica. A seguir, daremos as definições do ensaio Rockwell para adeterminação da dureza por penetração.
ENSAIO DE DUREZA ROCKWELL
O ensaio de dureza Rockwell é geralmente realizado em corpos de prova de aço temperado. Este tipo de ensaio de dureza foi introduzido em 1922 por Rockwell, motivo pelo qual leva o nome. Este ensaio oferece algumas vantagens bastante significativas sobre os demais, o que o faz um tipo de ensaio de extenso uso internacional. A dureza Rockwellelimina o tempo necessário para a medição de qualquer dimensão causada pela impressão, pois o valor da dureza do material é lido diretamente na máquina de ensaio, sendo, portanto um ensaio mais rápido e menos sujeito a erros humanos. Além disso, utilizando-se penetradores pequenos, muitas vezes não danificamos a peça a ser usada como corpo de prova. O ensaio é baseado na profundidade dapenetração. Além da aplicação da carga total sobre o penetrador, existe uma carga menor, a pré-carga, que é aplicada com o objetivo de eliminar os efeitos da deformação elástica do material. O valor da dureza Rockwell (HR), ao contrário dos valores obtidos em outros ensaios, é adimensional.

EM QUE CONSISTE O ENSAIO ROCKWELL
Neste método, a carga do ensaio é aplicada em etapas, ou seja, primeiro se aplicauma pré-carga, para garantir um contato firme entre o penetrador e o material ensaiado, e depois se aplica a carga do ensaio propriamente dita.
A leitura do grau de dureza é feita diretamente num mostrador acoplado à máquina de ensaio, de acordo com uma
Escala vermelha Escala preta Mostrador analógico de dureza Rockwell
escala predeterminada, adequada à faixa de...
tracking img