Dureza da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AGREGADOS


1) Introdução:


Uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural. Procura-se, neste capítulo,apresentar as principais propriedades dos agregados, analisando o seu grau de importância e responsabilidade na geração das características essenciais aos concretos.


Podemos definir agregado como: material granular, inerte, com dimensões e propriedades adequadas e isentos de impurezas prejudiciais.


2) Classificação dos agregados:

Os agregados podem ser classificados quanto:

( àorigem;
( às dimensões das partículas;
( à massa unitária.

a) Quanto à origem, eles podem ser:

( naturais ( já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos,...

( artificiais ( são obtidos pelo britamento de rochas: pedrisco, pedra britada,...

( industrializados ( aqueles que são obtidos porprocessos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada, ...

Deve-se observar aqui que o termo artificial indica o modo de obtenção e não se relaciona com o material em si.


b) Quanto à dimensão de suas partículas, a Norma Brasileira define agregado da seguinte forma:

( Agregado miúdo ( Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura deambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm, neste caso 4,8 mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.
( Agregado graúdo ( o agregado graúdo é o pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneiraABNT 4,8 mm.


c) Quanto à massa específica pode-se classificar os agregados em leves, médios e pesados.

Leves: M.E. < 2,0 t/m3
Médios: 2,0 ( M.E. ( 3,0 t/m3
Pesados: M.E. > 3,0 t/m3


3) Características das rochas de origem:


a) Atividade – o agregado pela própria definição, deve ser um elemento inerte, ou seja:
- não deve conter constituintesque reajam com o cimento “fresco” ou endurecido.
- não deve sofrer variações de volume com a umidade.
- não deve conter incompatibilidade térmica entre seus grãos e a pasta endurecida.


b) Resistência Mecânica

- à compressão : a resistência varia conforme o esforço de compressão se exerça paralela ou perpendicularmente ao veio da pedra. O ensaio se faz emcorpos-de-prova cúbicos de 4 cm de lado ( em torno de 150MPa)
Sob o aspecto de resistência à compressão, estes materiais não apresentam qualquer restrição ao seu emprego no preparo de concreto normal, pois tem resistência muito superior às máximas dos concretos.


- ao desgaste : a pasta de cimento e água não resiste ao desgaste . Quem confere esta propriedade aos concretos é oagregado.
Ao desgaste superficial dos grãos de agregado quando sofrem “atrição”, dá-se o nome de abrasão. A resistência à abrasão mede, portanto, a capacidade que tem o agregado de não se alterar quando manuseado (carregamento, basculamento, estocagem). Em algumas aplicações do concreto, a resistência à abrasão é característica muito importante, como por exemplo em pistas de aeroportos, emvertedouros de barragens e em pistas rodoviárias, pois o concreto sofre grande atrição.
A resistência à abrasão é medida na máquina “Los Angeles”, que consta, em essência, de um cilindro oco, de eixo horizontal, dentro do qual a amostra de agregado é colocada juntamente com esferas de ferro fundido.A NBR 6465 trata do ensaio à abrasão, dando as características da máquina e das cargas...
tracking img